Jaé

Perguntas Frequentes

SOBRE O JAÉ

 

1) O que é o Jaé?

O Jaé é uma plataforma de bilhetagem digital e mobilidade urbana.

Com o Jaé você poderá pagar a sua passagem de forma simples e prática com QR Code, utilizando apenas o seu celular.

Nosso objetivo é trazer simplicidade, facilidade e praticidade para o usuário de transporte, oferecendo produtos e serviços de qualidade.

 

2) Como vai funcionar a Operação Parcial BRT (primeira fase)?

Em julho iniciamos a operação parcial no BRT (primeira fase).

Nesta fase não temos integração com outros modais de transporte (ônibus, vans, VLT, etc). Você, que utiliza somente o BRT como meio de transporte, pode pagar sua passagem com QR Code ou cartão Jaé, que pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento localizadas nas estações do BRT.

 

3) Quais são os meios de pagamento aceitos para pagar a passagem no BRT?

Você pode pagar sua passagem com QR Code ou cartão Jaé.

 

APP JAÉ

1) O que é o App Jaé?

O App Jaé foi desenvolvido para você ter praticidade ao realizar o pagamento da sua passagem no transporte público.

Com o App você pode:

  • Pagar a sua passagem no celular, por meio de QR Code Consultar saldo
  • Ver o extrato de utilização
  • Fazer recarga por PIX, crédito ou boleto
  • E muito mais!

 

2) Quais são as formas de pagamento aceitas no App/Site?

  • PIX
  • Cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Elo)
  • Boleto.

 

3) Qual é o valor mínimo e máximo para recarga no App/Site?

Valor mínimo:

  • R$ 10,00 (pix e crédito)
  • R$ 50,00 (boleto)

Valor máximo:

  • R$ 2.000,00 (PIX)
  • R$ 200,00 (cartão de crédito) – 1x ao dia

 

4) Como pagar minha passagem por QR Code?

O usuário gera a imagem do QR Code no App, aproxima o celular na parte de baixo do validador e paga a passagem.

Este QR Code tem validade por até 4 horas.

 

CARTÕES

1) Como adquirir o cartão Jaé?

Na Operação Parcial BRT (primeira fase) você pode adquirir através das Máquinas de Autoatendimento localizadas nas estações do BRT.

 

2) O cartão Jaé é pago?

A primeira via do cartão Jaé é gratuita.

Ao adquirir o seu cartão Jaé em uma das Máquinas de Autoatendimento das estações BRT, você deixará uma caução de R$ 4,30. Esse valor da caução será restituído, tornando-se crédito para pagar a sua passagem, assim que você realizar o seu cadastro no App Jaé e, associar o cartão à sua conta.

 

3) Como faço para associar o cartão Jaé à minha conta no App?

Primeiro passo é baixar o App Jaé e realizar o seu cadastro.

Segundo passo, após concluir o seu cadastro, clicar na opção “cartão” e seguir os passos para associar.

Terceiro passo, após associação do cartão no App, dirigir-se até uma Máquina de

Autoatendimento Jaé, localizada nas estações do BRT, para validar o processo de associação do seu cartão.

 

4) Como recarregar o cartão Jaé?

Através dos canais abaixo:

  • App Jaé
  • Site Jaé
  • Máquinas de Autoatendimento

*App e site apenas para cartões associados.

 

5) Onde consigo consultar o saldo disponível para uso?

Através dos canais abaixo:

  • App Jaé
  • Site Jaé
  • Máquinas de Autoatendimento

*App e site apenas para cartões associados.

 

6) Em quanto tempo os créditos carregados ficam liberados para utilização?

Os créditos adquiridos pelo App/site Jaé ou Máquinas de Autoatendimento, são liberados imediatamente após pagamento.

Atenção: Os créditos adquiridos pelo App/site Jaé através de boleto, são liberados em até dois dias úteis, após pagamento e compensação bancária.

 

7) Os créditos do cartão expiram?

Os créditos de transporte adquiridos não expiram nunca, desde que o cartão esteja associado no App/site Jaé.

No caso de cartões não associados no App/site Jaé, após 12 (doze) meses sem utilização, os créditos serão revertidos para a Secretaria Municipal de Transportes – SMTR.

 

8) O cartão Jaé é bloqueado por falta de uso?

Não.

 

9) Preciso associar o cartão que comprei na Máquina de Autoatendimento?

Não, porém a associação do cartão à sua conta, permite que você tenha acesso ao extrato, saldo e recargas, além dos créditos ficarem protegidos, pois ao associar o seu cartão os créditos que possuem nele unificam com o da sua conta, então em caso de perda, roubo ou quebra do seu cartão, você continua usando normalmente o sistema Jaé através do seu App.

 

MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO JAÉ ATM

1) Quais são as formas de pagamento aceitas nas Máquinas de Autoatendimento Jaé?

  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Dinheiro (cédulas)

 

2) Qual é o valor mínimo e máximo para recarga nas Máquinas de Autoatendimento Jaé?

Valor mínimo:

  • R$ 4,30 (dinheiro)
  • R$ 10,00 (cartão de débito ou cartão de crédito)

Valor máximo:

  • R$ 2.000,00 (PIX e dinheiro)
  • R$ 300,00 (cartão de débito)
  • R$ 200,00 (cartão de crédito)

 

3) As Máquinas de Autoatendimento Jaé dão troco?

Não.

 

4) As Máquinas de Autoatendimento Jaé aceitam moeda?

Não.

 

ATENDIMENTO

1) Quais são os canais de relacionamento Jaé?

Você pode entrar em contato com a gente através dos canais abaixo:

  • 0800 2121 828 (Central de Atendimento)
  • Fala Jaé (Chat no App ou Site)
  • falacomigo@jae.com.br

 

2) Quais são as redes sociais do Jaé?

Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e X com o @vaidejaeoficial.

 

3) Qual é o site do Jaé?

Nosso site é o jae.com.br

 

4) Quais são os endereços dos pontos de atendimento Jaé?

Cidade Nova

Prefeitura – Centro Administrativo São Sebastião

Botafogo

Sede da RioLuz – Rua Voluntários da Pátria, 169

Madureira

Terminal BRT Paulo da Portela

Barra da Tijuca

Terminal BRT Jardim Oceânico

Terminal BRT Alvorada

Campo Grande

Terminal BRT Campo Grande

Rua Aurélio Figueiredo, 41, loja D

Santa Cruz

Terminal BRT Santa Cruz

Rua Felipe Cardoso, 148, loja H

 

5) Qual é o horário de funcionamento dos pontos de atendimento Jaé?

O funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sexta. Exceto feriados.

 

6) Qual é o horário de funcionamento da Central de Atendimento Jaé?

O funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta e das 7h às 13h, aos sábados. Exceto feriados.

 

7) Quais são os procedimentos realizados nos pontos de atendimento Jaé?

Você pode realizar os procedimentos como: cancelamento de cartão, bloqueio e desbloqueio de cartão, além de receber orientações sobre o sistema, auxílio para criar a sua conta e demais informações sobre o produto.

Atenção: para alguns procedimentos é necessária a apresentação de documento com foto.

 

VALE-TRANSPORTE JAÉ

 1) Como faço para ter o VT para os meus funcionários?

Em breve será divulgado pela Jaé o cronograma de cadastro das empresas para ter acesso ao sistema de VT.

 

GRATUIDADES JAÉ

1) Como faço para cadastrar meu cartão gratuidade?

Em breve será divulgado pela Jaé o cronograma de cadastro e entrega dos cartões referentes à gratuidade.

 

2) Quem tem direito a gratuidade?

  • Idosos com mais de 65 anos
  • Estudantes da rede pública municipal, estadual e federal
  • Pessoas com deficiência (PCD) ou em tratamento pelo SUS ou INSS e acompanhantes.