GRATUIDADE – UNIVERSITÁRIOS (BOLSISTA PROUNI, COTISTA E HIPOSSUFICIENTE)
Quando os universitários poderão solicitar a emissão do Jaé Gratuidade?
Eles poderão solicitar em breve. Fique ligado em nossas redes sociais que vamos informar o cronograma por lá.
Por enquanto continuam utilizando seu cartão de gratuidade atual. Não se preocupe, seu direito está garantido!
O que será preciso para solicitar o Jaé Gratuidade?
Sendo bolsista ProUni ou cotista primeiro a Jaé receberá o registro do universitário, que será enviado pela sua instituição de ensino. Assim, quando estiver liberado o calendário para concluir o seu cadastro biométrico, será simples e rápido através do aplicativo Jaé.
Sendo hipossuficiente o comparecimento no Posto de Atendimento Jaé será obrigatório, pois há uma documentação que precisa ser apresentada e que está definida em um decreto municipal. Aguarde a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.
Será necessário informar quais dados para o cadastro biométrico?
- CPF;
- Nome completo;
- Nome da mãe;
- Data de nascimento;
- Nº do celular;
- E-mail (se possuir);
- Nome da instituição de ensino.
- Nome social (se for uma pessoa transgênero e desejar ser identificado por nome diferente da sua identidade civil);
Qual documento deve ser apresentado?
Sendo necessário o atendimento presencial deve ser apresentado o documento de identificação oficial com foto, além do CPF.
Para o Universitário hipossuficiente, é obrigatório apresentar também:
1) Declaração por escrito da respectiva instituição de ensino, expedida com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações: · Identificação do aluno; · Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;
2) Declaração de imposto de renda e/ou contracheque atualizado de todos os componentes da unidade familiar.
3) Autodeclaração com assinatura de termo específico, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.
Se o universitário transgênero desejar a impressão do cartão com o nome social, deverá apresentar a documentação necessária.
Qual é o meio de entrega do cartão, após a realização do cadastro biométrico para a gratuidade?
O universitário pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas, se desejar solicitar o cartão físico, há duas opções:
- Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;
- Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49.
Quais as formas de pagamento da taxa de entrega no aplicativo?
- Pix
- Boleto
Em quanto tempo o envio é realizado, após o pagamento da taxa de entrega ser confirmado?
O prazo é de 10 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.
Só o universitário que mora no Rio de Janeiro pode se cadastrar?
O cadastro pode ser feito por quem estuda em uma instituição de ensino situada na cidade do Rio de Janeiro, sem restrição de município de residência. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estarão restritos a este município.
O Jaé Gratuidade possui limite de uso?
O limite de uso do universitário é de 76 viagens/mês. Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.
Como o universitário pode consultar o saldo de viagens disponíveis no mês?
A informação fica disponível no aplicativo, na área logada. Além disso, ao apresentar o Jaé Gratuidade no validador é exibido o saldo atual.
O Jaé Gratuidade possui validade?
A validade do benefício do universitário é de 1 (um) ano, a contar da data de realização do cadastro, ou data fim de curso, se for menor.
Ainda não tenho nenhum cartão de gratuidade. Posso fazer só o da Jaé?
Como os validadores da Jaé estão em processo de instalação, pergunte na secretaria da sua instituição de ensino como obter o primeiro cartão Passe Livre Universitário na operadora atual, a Riocard. Assim você terá tranquilidade para aguardar a divulgação do calendário para fazer o Jaé Gratuidade.