Entenda o processo para obter o Jaé Gratuidade
Este guia explica como funciona o processo para obter o Jaé Gratuidade para uso no transporte público do Rio de Janeiro.
Regulamentação
A gratuidade no transporte público é regulamentada por legislação específica que define quem tem direito ao benefício.
Concessão do Benefício
O órgão responsável pela concessão do benefício aprova aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pela legislação.
Recebimento dos Dados
A Jaé recebe do órgão responsável os dados dos beneficiários aprovados.
Emissão da Gratuidade no Transporte
Com os dados disponíveis na Jaé, o beneficiário preenche os dados necessários para o seu cadastro de transporte e solicita o Jaé Gratuidade.
Utilização do Benefício no Transporte
Após receber o Jaé Gratuidade, o beneficiário pode utilizá-lo nos meios de transporte público do Rio de Janeiro através do cartão (mídia física) ou QR Code gerado através do app Jaé instalado no celular.
Cadastro de estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio
Os alunos que utilizaram o benefício da gratuidade em 2024 poderão retirar o Jaé Gratuidade diretamente em sua escola atual, no mês de dezembro, sem precisar solicitar.
A partir de 26/11 o aluno poderá acessar uma área do nosso site para confirmar se está nesse grupo, ao informar a sua matrícula
a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:
O aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua Matrícula
- Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
Este momento é importantíssimo. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à escola e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do aluno
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
Solicitar que a escola inclua seu cadastro diretamente no sistema da Jaé. Em seguida o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Já possuo conta”
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua Matrícula
- Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a escola efetuou o cadastro.
Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do aluno
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Os alunos que utilizaram o benefício da gratuidade em 2024 poderão retirar o Jaé Gratuidade diretamente em sua escola atual, sem precisar solicitar.
A partir de 10/12 o aluno poderá acessar uma área do nosso site para confirmar se está nesse grupo, ao informar a sua matrícula.
a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:
O aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua Matrícula
- Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
Este momento é importantíssimo. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à escola e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do aluno
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
Solicitar que a escola inclua seu cadastro diretamente no sistema da Jaé. Em seguida o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Já possuo conta”
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua Matrícula
- Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a escola efetuou o cadastro.
Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do aluno
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
A partir de 01/12 o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Informar seu CPF, se possuir
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!
Se não for localizado, ou não possuir CPF, utilizar a matrícula.
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua matrícula
a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:
- Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
Outro momento de atenção! Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à escola e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso. - Digitar a senha provisória enviada por SMS e/ou e-mail (se possuir).
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do aluno
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
Solicitar que a escola inclua seu cadastro diretamente no sistema da Jaé. Em seguida o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Já possuo conta”
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua Matrícula
- Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a escola efetuou o cadastro.
Se não possuir CPF
Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do aluno
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Obs.: Sendo maior de idade, o CPF é obrigatório
Cadastro de universitários
De acordo com o Decreto Municipal nº 38.280, de 29 de janeiro de 2014, o Passe Livre Universitário beneficia estudantes universitários que participam dos programas de cotas do Governo Federal ou do Programa Universidade para Todos, além de alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo.
Se você se enquadra em uma dessas categorias, veja abaixo como se cadastrar para o Jaé Gratuidade.
O canal de contato dessas instituições com a Jaé é através do e-mail: gratuidade.universitario@jae.com.br
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Informar seu CPF
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!
Se não aparecer, procure a secretaria da instituição e peça para enviar. Quando a instituição informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.
Mas voltando ao passo a passo…
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na instituição)
- Escolher a nova senha
- Tirar a foto
- Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência.
Em qualquer uma dessas opções a entrega será realizada após 06/01/2025. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
Depois deve acessar a plataforma web para fazer o upload dos documentos necessários para concessão do benefício, conforme previsto na legislação vigente. Assim não será necessário o deslocamento para um ponto de atendimento presencial.
Clique aqui Jaé
- Identificação do aluno;
- Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;
2) Declaração de imposto de renda e/ou contracheque atualizado de todos os componentes da unidade familiar.
3) Autodeclaração com assinatura de termo específico, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.
Além desses documentos devem ser enviados também um documento de identificação oficial com foto e o CPF.
Sendo aprovada a concessão do benefício, a etapa final será a verificação do cadastro que o universitário possui no aplicativo Jaé, para validação da foto cadastrada com o documento de identidade encaminhado via upload. Com essa validação, ao acessar o aplicativo o universitário já visualizará sua conta de gratuidade e, se desejar, poderá solicitar o seu cartão para retirada em uma das lojas Jaé ou optar pela entrega domiciliar, mediante o pagamento da taxa de entrega de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Com o benefício concedido, a partir de 1º de fevereiro de 2025 o uso do Jaé Gratuidade estará liberado para qualquer uma das mídias: cartão físico ou QR Code gerado pelo aplicativo
DÚVIDAS GERAIS SOBRE A GRATUIDADE PARA ESTUDANTES E UNIVERSITÁRIOS
- Estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio (municipal, estadual e federal)
- Universitários (cotistas, bolsistas ProUni e hipossuficientes)
A partir do dia 1° de fevereiro de 2025 o Jaé será exclusivo para acesso a todos os modais da Prefeitura do Rio – ônibus, BRT, VLT, vans municipais e cabritinhos!!
Além de possibilitar a emissão do Jaé Gratuidade, permitirá validar se o uso da gratuidade no transporte está sendo realizada por quem tem direito.
- Mobilidade Digital: Utilize seu celular para gerar o QR Code e usar o transporte, sem precisar ter o cartão em mãos.
- Controle Total: Acesse seu extrato de uso sempre que quiser.
- Segurança e Facilidade: Perdeu o cartão? Cancele e solicite um novo diretamente pelo App, sem estresse!
- Transparência para Benefícios com Uso Limitado: Consulte o saldo de viagens em tempo real.
A senha deve ter no mínimo de 6 caracteres, que contenham:
- Letra Maiúscula
- Letra Minúscula
- Número
- Caracter especial
Não, você pode utilizar o transporte com o QR Code. Basta acessar sua conta de gratuidade no aplicativo, gerar o QR Code, aproximar o celular na parte de baixo do validador e a viagem será liberada.
Essa facilidade fica disponível em qualquer modelo de celular, não importa se possui o sistema operacional android ou IOS, e o melhor: não precisa ter NFC.
Importante: Gere um novo QR Code a cada uso.
Com a Jaé é assim: você pode usar só o QR Code, ou só o cartão físico, ou alternar o uso entre esses dois. Faça como é mais conveniente para você!
1)Se você ainda não tem algum documento que reconheça o nome social:
Apresente uma autodeclaração ou declaração preenchida de próprio punho requerendo a inclusão do nome social, como explicado a seguir:
- Para maiores de 18 anos: autodeclaração preenchida e assinada, acompanhada de um documento de identificação original oficial e CPF;
- Para menores de 18 anos: declaração preenchida e assinada por um dos pais ou responsáveis legais.
Necessário que o responsável compareça com o solicitante, com o seu documento de identificação original oficial e CPF, ou que o solicitante apresente a declaração acompanhada do original dos seguintes documentos:
- a) documento de identificação oficial do seu responsável;
- b) CPF do seu responsável.
2) Se você já possui alguma declaração ou documento que reconheça o nome social:
Apresente uma autodeclaração preenchida e assinada por você, independentemente da idade, acompanhada do documento ou declaração oficial que evidencie o nome social.
A foto capturada no uso será comparada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público.
O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso não empreste seu cartão, nem deixe outra pessoa usar acessar a sua conta no aplicativo e usar o seu QR Code.
A primeira via do cartão Jaé é gratuita.
R$ 20,49 (vinte reais e quarenta e nove centavos).
Não. Mesmo que você receba logo o seu cartão, e leve algum tempo para usá-lo, não tem risco de estar bloqueado.
Dentro das regras do BUC, podem ser utilizados até 03 (três) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, desde que um deles seja o BRT. Essas viagens são contabilizadas como 1 (uma) no limite mensal.
Caso o BRT não seja utilizado na integração, o benefício será válido para o uso de 02 (dois) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, dentro do intervalo máximo de 3h. Já o intervalo mínimo entre as integrações de ida e volta é de 1h.
É muito fácil acompanhar seus dados: acessando o aplicativo Jaé através do CPF são exibidos todos os cartões que você possui, desde a gratuidade até o recarregável. Cada um com seu próprio extrato de uso.
- Para saber como pedir o cartão do Metrô Gratuidade clique aqui.
- Já na Supervia é aceito o documento oficial original com foto. Saiba mais clicando aqui.
Como o Jaé Gratuidade será ativado a partir de 1º de fevereiro de 2025, quem tem direito à gratuidade deve seguir normalmente o processo da operadora atual para solicitar a 1ª e 2ª via do seu cartão.
Mas fique atento ao calendário porque o beneficiário deve validar o seu cadastro no aplicativo da Jaé a partir do dia 1º de novembro de 2024, mesmo o uso do Jaé Gratuidade sendo ativado somente a partir de 1º de fevereiro de 2025!!
O limite de uso para os alunos da rede pública de ensino fundamental e médio e universitários é de 76 viagens/mês.
Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.
Sim. Conforme a legislação vigente, para estudantes e universitários não haverá interrupção de uso nos finais de semana, férias ou feriados.
A informação ficará disponível no aplicativo, na área logada. Além disso, ao apresentar o Jaé Gratuidade no validador será exibido o saldo atual.
Não. A partir de 1º de fevereiro de 2025 ele poderá ser utilizado exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro.
Não. O limite mensal de 76 viagens será creditado integralmente no 1º dia do mês, a partir de 1º de fevereiro de 2025. Não haverá recarga na escola.
Para o universitário, sim. A validade do benefício do universitário é de 1 (um) ano, a contar da data de realização do cadastro, ou data fim de curso, se for menor.
Cadastro de estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio
A partir de 01/11 o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua Matrícula
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!
Se não aparecer, procure a secretaria da sua escola e peça para enviar. Quando a escola informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.
Mas voltando ao passo a passo…
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na escola)
- Escolher a nova senha
- Tirar a foto do aluno
- O cartão físico será disponibilizado para entrega pela escola. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.
A partir de 01/11 o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Selecionar “Usuário sem CPF”
- Informar sua Matrícula
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!
Se não aparecer, procure a secretaria da sua escola e peça para enviar. Quando a escola informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.
Mas voltando ao passo a passo…
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na escola)
- Escolher a nova senha
- Tirar a foto do aluno
- O cartão físico será disponibilizado para entrega pela escola. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Estadual de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Informar seu CPF
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!
Se não aparecer, procure a secretaria da sua escola e peça para enviar. Quando a escola informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.
Mas voltando ao passo a passo…
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na escola)
- Escolher a nova senha
- Tirar a foto do aluno
- Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência.
Em qualquer uma dessas opções o prazo de chegada é de 10 dias úteis. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
Cadastro de universitários
A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os universitários cujo cadastro tenha sido enviado pela instituição de ensino superior e recebido com sucesso pela Jaé. As instituições receberão as instruções necessárias para envio da primeira base e suas atualizações.
O canal de contato dessas instituições com a Jaé é através do e-mail: gratuidade.universitario@jae.com.br
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Informar seu CPF
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!
Se não aparecer, procure a secretaria da instituição e peça para enviar. Quando a instituição informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.
Mas voltando ao passo a passo…
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na instituição)
- Escolher a nova senha
- Tirar a foto
- Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência.
Em qualquer uma dessas opções a entrega será realizada após 06/01/2025. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
- Identificação do aluno;
- Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;
2) Declaração de imposto de renda e/ou contracheque atualizado de todos os componentes da unidade familiar.
3) Autodeclaração com assinatura de termo específico, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.
Além desses documentos devem ser enviados também um documento de identificação oficial com foto e o CPF.