Slide Confira se o novo cartão de gratuidade para o transporte municipal do Rio de Janeiro já está disponível para você! Clique abaixo para consultar. Consultar Cartão GRATUIDADE ESTUDANTES E UNIVERSITÁRIOS

Entenda o processo para obter o Jaé Gratuidade

Este guia explica como funciona o processo para obter o Jaé Gratuidade para uso no transporte público do Rio de Janeiro.

Regulamentação

A gratuidade no transporte público é regulamentada por legislação específica que define quem tem direito ao benefício.

Concessão do Benefício

O órgão responsável pela concessão do benefício aprova aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pela legislação.

Recebimento dos Dados

A Jaé recebe do órgão responsável os dados dos beneficiários aprovados.

Emissão da Gratuidade no Transporte

Com os dados disponíveis na Jaé, o beneficiário preenche os dados necessários para o seu cadastro de transporte e solicita o Jaé Gratuidade.

Utilização do Benefício no Transporte

Após receber o Jaé Gratuidade, o beneficiário pode utilizá-lo nos meios de transporte público do Rio de Janeiro através do cartão (mídia física) ou QR Code gerado através do app Jaé instalado no celular.

Cadastro de estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

Os alunos que utilizaram o benefício da gratuidade em 2024 poderão retirar o Jaé Gratuidade diretamente em sua escola atual, no mês de dezembro, sem precisar solicitar.
A partir de 26/11 o aluno poderá acessar uma área do nosso site para confirmar se está nesse grupo, ao informar a sua matrícula

Sim. Para isso deve seguir o passo a passo descrito na pergunta 1 para cada filho.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.
Ao acessar a área disponível em nosso site para consulta, a partir de 26/11, será exibida a orientação conforme a situação:

a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:

O aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua Matrícula
  • Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)

Este momento é importantíssimo. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à escola e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do aluno

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
Solicitar que a escola inclua seu cadastro diretamente no sistema da Jaé. Em seguida o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Já possuo conta”
  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua Matrícula
  • Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a escola efetuou o cadastro.

Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.

  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do aluno

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

Os alunos que utilizaram o benefício da gratuidade em 2024 poderão retirar o Jaé Gratuidade diretamente em sua escola atual, sem precisar solicitar.
A partir de 10/12 o aluno poderá acessar uma área do nosso site para confirmar se está nesse grupo, ao informar a sua matrícula.

Ao acessar a área disponível em nosso site para consulta, a partir de 10/12, será exibida a orientação conforme a situação:

a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:
O aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua Matrícula
  • Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)

Este momento é importantíssimo. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à escola e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do aluno

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
Solicitar que a escola inclua seu cadastro diretamente no sistema da Jaé. Em seguida o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Já possuo conta”
  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua Matrícula
  • Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a escola efetuou o cadastro.

Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.

  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do aluno

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

Sim. Para isso deve seguir o passo a passo descrito na pergunta 1 para cada filho.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.
A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Estadual de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

A partir de 01/12 o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar seu CPF, se possuir

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!

Se não for localizado, ou não possuir CPF, utilizar a matrícula.

  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua matrícula

a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:

  • Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
    Outro momento de atenção! Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à escola e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.
  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e/ou e-mail (se possuir).
  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do aluno

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
Solicitar que a escola inclua seu cadastro diretamente no sistema da Jaé. Em seguida o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Já possuo conta”
  • Se não possuir CPF

  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua Matrícula
  • Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a escola efetuou o cadastro.

Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.

  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do aluno

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

O aluno deve levar seu documento de identidade original e o CPF, se possuir.

Obs.: Sendo maior de idade, o CPF é obrigatório

Sim. Para isso deve seguir o passo a passo descrito na pergunta 1 para cada filho.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

Cadastro de universitários

De acordo com o Decreto Municipal nº 38.280, de 29 de janeiro de 2014, o Passe Livre Universitário beneficia estudantes universitários que participam dos programas de cotas do Governo Federal ou do Programa Universidade para Todos, além de alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo.

Se você se enquadra em uma dessas categorias, veja abaixo como se cadastrar para o Jaé Gratuidade.

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os universitários cujo cadastro tenha sido enviado pela instituição de ensino superior e recebido com sucesso pela Jaé. As instituições receberão as instruções necessárias para envio da primeira base e suas atualizações.

O canal de contato dessas instituições com a Jaé é através do e-mail: gratuidade.universitario@jae.com.br

A partir de 01/12 o aluno poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar seu CPF

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!

Se não aparecer, procure a secretaria da instituição e peça para enviar. Quando a instituição informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.

Mas voltando ao passo a passo…

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na instituição)
  • Escolher a nova senha
  • Tirar a foto
  • Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência.

Em qualquer uma dessas opções a entrega será realizada após 06/01/2025. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.

O aluno deve levar seu documento de identidade original e o CPF.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

 

O aluno já pode baixar nosso APP Jaé na Google Play ou App Store para se cadastrar e criar sua conta no Jaé. Até este momento será uma conta valorada, sem nenhum dado de gratuidade.
Depois deve acessar a plataforma web para fazer o upload dos documentos necessários para concessão do benefício, conforme previsto na legislação vigente. Assim não será necessário o deslocamento para um ponto de atendimento presencial.
Clique aqui Jaé
1) Declaração por escrito da respectiva instituição de ensino, expedida com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações:

  • Identificação do aluno;
  • Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;

2) Declaração de imposto de renda e/ou contracheque atualizado de todos os componentes da unidade familiar.

3) Autodeclaração com assinatura de termo específico, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.

Além desses documentos devem ser enviados também um documento de identificação oficial com foto e o CPF.

O cadastro pode ser feito por quem estuda em uma instituição de ensino situada na cidade do Rio de Janeiro, sem restrição de município de residência.
Não. A análise da documentação será feita gradualmente, podendo ocorrer a partir de janeiro/25 o envio da resposta pela Jaé, em tempo hábil para que o universitário providencie o documento faltante, se for o caso. Toda comunicação com o universitário será efetuada por e-mail.
Sendo aprovada a concessão do benefício, a etapa final será a verificação do cadastro que o universitário possui no aplicativo Jaé, para validação da foto cadastrada com o documento de identidade encaminhado via upload. Com essa validação, ao acessar o aplicativo o universitário já visualizará sua conta de gratuidade e, se desejar, poderá solicitar o seu cartão para retirada em uma das lojas Jaé ou optar pela entrega domiciliar, mediante o pagamento da taxa de entrega de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Com o benefício concedido, a partir de 1º de fevereiro de 2025 o uso do Jaé Gratuidade estará liberado para qualquer uma das mídias: cartão físico ou QR Code gerado pelo aplicativo
O universitário terá a conta Jaé Gratuidade visível no aplicativo após a aprovação. Se desejar o cartão, ele deve solicitar no APP e informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência. Em qualquer uma dessas opções a entrega será realizada após 06/01/2025. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
O aluno deve levar seu documento de identidade original e o CPF.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

DÚVIDAS GERAIS SOBRE A GRATUIDADE PARA ESTUDANTES E UNIVERSITÁRIOS

A Jaé é a nova concessionária do sistema de bilhetagem digital da cidade do Rio de Janeiro, então se você é estudante da rede pública e universitário (vide abaixo) precisa fazer o cadastro biométrico para obter o Jaé Gratuidade e, assim, a partir de 1º de fevereiro de 2025, utilizar os novos validadores da Jaé, de cor cinza.

  • Estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio (municipal, estadual e federal)
  • Universitários (cotistas, bolsistas ProUni e hipossuficientes)

 

A partir do dia 1° de fevereiro de 2025 o Jaé será exclusivo para acesso a todos os modais da Prefeitura do Rio – ônibus, BRT, VLT, vans municipais e cabritinhos!!

O cadastro biométrico é o cadastro de alguns dados pessoais e foto do beneficiário no banco de dados da Jaé para habilitar o transporte nos modais municipais do Rio.
Além de possibilitar a emissão do Jaé Gratuidade, permitirá validar se o uso da gratuidade no transporte está sendo realizada por quem tem direito.
Após a validação do seu cadastro biométrico, o beneficiário da gratuidade tem a sua conta de gratuidade criada. Ela pode ser acessada através do aplicativo Jaé, com login e senha pessoais, e proporciona várias comodidades:

  • Mobilidade Digital: Utilize seu celular para gerar o QR Code e usar o transporte, sem precisar ter o cartão em mãos.
  • Controle Total: Acesse seu extrato de uso sempre que quiser.
  • Segurança e Facilidade: Perdeu o cartão? Cancele e solicite um novo diretamente pelo App, sem estresse!
  • Transparência para Benefícios com Uso Limitado: Consulte o saldo de viagens em tempo real.
Para maior segurança existe um padrão para criação da senha. Ela é sua, guarde-a com segurança e não compartilhe com ninguém.

A senha deve ter no mínimo de 6 caracteres, que contenham:

  • Letra Maiúscula
  • Letra Minúscula
  • Número
  • Caracter especial
No aplicativo há a opção “Recuperar senha”. Será enviada uma mensagem para o celular e e-mail informados no seu cadastro com o código para redefinição de senha, por isso é essencial manter seus dados cadastrais atualizados.

Não, você pode utilizar o transporte com o QR Code. Basta acessar sua conta de gratuidade no aplicativo, gerar o QR Code, aproximar o celular na parte de baixo do validador e a viagem será liberada.

Essa facilidade fica disponível em qualquer modelo de celular, não importa se possui o sistema operacional android ou IOS, e o melhor: não precisa ter NFC.

Importante: Gere um novo QR Code a cada uso.

Com a Jaé é assim: você pode usar só o QR Code, ou só o cartão físico, ou alternar o uso entre esses dois. Faça como é mais conveniente para você!

Não, pois existe uma regulamentação legal para seu uso. O nome social é usado por pessoas transgênero (aquelas que não se identificam com o gênero de nascimento), que adotam um nome pelo qual se reconhecem, pois não se identificam pelo nome de registro em cartório.
Você precisa comparecer em uma das lojas de relacionamento da Jaé. Veja a documentação que precisa ser apresentada:

1)Se você ainda não tem algum documento que reconheça o nome social:

Apresente uma autodeclaração ou declaração preenchida de próprio punho requerendo a inclusão do nome social, como explicado a seguir:

  • Para maiores de 18 anos: autodeclaração preenchida e assinada, acompanhada de um documento de identificação original oficial e CPF;
  • Para menores de 18 anos: declaração preenchida e assinada por um dos pais ou responsáveis legais.

Necessário que o responsável compareça com o solicitante, com o seu documento de identificação original oficial e CPF, ou que o solicitante apresente a declaração acompanhada do original dos seguintes documentos:

  • a) documento de identificação oficial do seu responsável;
  • b)  CPF do seu responsável.

2) Se você já possui alguma declaração ou documento que reconheça o nome social:

Apresente uma autodeclaração preenchida e assinada por você, independentemente da idade, acompanhada do documento ou declaração oficial que evidencie o nome social.

Toda utilização nos ônibus municipais e no BRT terá captura da foto do beneficiário da gratuidade, exceto para quem possui alguma limitação para uso da roleta do ônibus ou estação do BRT, ou não tem altura suficiente para a foto ser tirada.

A foto capturada no uso será comparada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público.
O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso não empreste seu cartão, nem deixe outra pessoa usar acessar a sua conta no aplicativo e usar o seu QR Code.

A primeira via do cartão Jaé é gratuita.

R$ 20,49 (vinte reais e quarenta e nove centavos).

Não. Mesmo que você receba logo o seu cartão, e leve algum tempo para usá-lo, não tem risco de estar bloqueado.

Para os benefícios que possuem limite de viagens, como é o caso do estudante e do doente crônico, há integração do BUC (Bilhete Único Carioca)

Dentro das regras do BUC, podem ser utilizados até 03 (três) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, desde que um deles seja o BRT. Essas viagens são contabilizadas como 1 (uma) no limite mensal.

Caso o BRT não seja utilizado na integração, o benefício será válido para o uso de 02 (dois) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, dentro do intervalo máximo de 3h. Já o intervalo mínimo entre as integrações de ida e volta é de 1h.

Pode sim, não há restrição.
É muito fácil acompanhar seus dados: acessando o aplicativo Jaé através do CPF são exibidos todos os cartões que você possui, desde a gratuidade até o recarregável. Cada um com seu próprio extrato de uso.
Para uso no Metrô e no trem não muda nada. Cada operadora tem o seu próprio sistema de bilhetagem, por isso o Jaé Gratuidade não é aceito nesses modais.

  • Para saber como pedir o cartão do Metrô Gratuidade clique aqui.
  • Já na Supervia é aceito o documento oficial original com foto. Saiba mais clicando aqui.
O Jaé Gratuidade estará habilitado para uso a partir de 1º de fevereiro de 2025, portanto quem tem o cartão do sistema atual deve permanecer com ele até lá.

Como o Jaé Gratuidade será ativado a partir de 1º de fevereiro de 2025,  quem tem direito à gratuidade deve seguir normalmente o processo da operadora atual para solicitar a 1ª e 2ª via do seu cartão.

Mas fique atento ao calendário porque o beneficiário deve validar o seu cadastro no aplicativo da Jaé a partir do dia 1º de novembro de 2024, mesmo o uso do Jaé Gratuidade sendo ativado somente a partir de 1º de fevereiro de 2025!!

O limite de uso para os alunos da rede pública de ensino fundamental e médio e universitários é de 76 viagens/mês.

Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.

Sim. Conforme a legislação vigente, para estudantes e universitários não haverá interrupção de uso nos finais de semana, férias ou feriados.

A informação ficará disponível no aplicativo, na área logada. Além disso, ao apresentar o Jaé Gratuidade no validador será exibido o saldo atual.

Não. A partir de 1º de fevereiro de 2025 ele poderá ser utilizado exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro.

Não. O limite mensal de 76 viagens será creditado integralmente no 1º dia do mês, a partir de 1º de fevereiro de 2025. Não haverá recarga na escola.

Para o universitário, sim. A validade do benefício do universitário é de 1 (um) ano, a contar da data de realização do cadastro, ou data fim de curso, se for menor.

Tá precisando
de ajuda?

Na Central de Ajuda, você encontra respostas para as suas dúvidas de forma fácil e rápida.

Acesse aqui

Status da
Operação:

VLT

Disponível

BRT

Disponível

ÔNIBUS

Disponível

VANS

Ativação Gradual

CABRITINHOS

Ativação Gradual

Cadastro de estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

A partir de 01/11 o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua Matrícula

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!

Se não aparecer, procure a secretaria da sua escola e peça para enviar. Quando a escola informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.

Mas voltando ao passo a passo…

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na escola)
  • Escolher a nova senha
  • Tirar a foto do aluno
  • O cartão físico será disponibilizado para entrega pela escola. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
Sim. Para isso deve seguir o passo a passo descrito na pergunta 1 para cada filho.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

A partir de 01/11 o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Selecionar “Usuário sem CPF”
  • Informar sua Matrícula

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!

Se não aparecer, procure a secretaria da sua escola e peça para enviar. Quando a escola informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.

Mas voltando ao passo a passo…

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na escola)
  • Escolher a nova senha
  • Tirar a foto do aluno
  • O cartão físico será disponibilizado para entrega pela escola. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
Sim. Para isso deve seguir o passo a passo descrito na pergunta 1 para cada filho.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os alunos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Estadual de Educação e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e, em breve, as escolas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

A partir de 01/11 o aluno ou seu responsável, no caso de menor de idade, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar seu CPF

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!

Se não aparecer, procure a secretaria da sua escola e peça para enviar. Quando a escola informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.

Mas voltando ao passo a passo…

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na escola)
  • Escolher a nova senha
  • Tirar a foto do aluno
  • Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência.

Em qualquer uma dessas opções o prazo de chegada é de 10 dias úteis. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.

O aluno deve levar seu documento de identidade original e o CPF, se possuir.
Sim. Para isso deve seguir o passo a passo descrito na pergunta 1 para cada filho.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

Cadastro de universitários

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os universitários cujo cadastro tenha sido enviado pela instituição de ensino superior e recebido com sucesso pela Jaé. As instituições receberão as instruções necessárias para envio da primeira base e suas atualizações.

O canal de contato dessas instituições com a Jaé é através do e-mail: gratuidade.universitario@jae.com.br

Em 01/11 o aluno poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar seu CPF

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!

Se não aparecer, procure a secretaria da instituição e peça para enviar. Quando a instituição informar que foi feito, aí o aluno poderá acessar o APP em seguida.

Mas voltando ao passo a passo…

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail, se possuir (também é super importante que o seu celular e e-mail, se possuir, estejam cadastrados certinhos na instituição)
  • Escolher a nova senha
  • Tirar a foto
  • Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência.

Em qualquer uma dessas opções a entrega será realizada após 06/01/2025. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.

O aluno deve levar seu documento de identidade original e o CPF.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

 

Em 01/11 o aluno poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para se cadastrar e criar sua conta no Jaé. Até este momento será uma conta valorada, sem nenhum dado de gratuidade. Após o cadastro no app deverá acessar a interface web que será disponibilizada para efetuar o upload dos documentos previstos na legislação, informando seu CPF. A divulgação do endereço será feita ainda em outubro neste site e em nossas redes sociais.
1) Declaração por escrito da respectiva instituição de ensino, expedida com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações:

  • Identificação do aluno;
  • Declaração de que está cursando o semestre letivo atual;

2) Declaração de imposto de renda e/ou contracheque atualizado de todos os componentes da unidade familiar.

3) Autodeclaração com assinatura de termo específico, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.

Além desses documentos devem ser enviados também um documento de identificação oficial com foto e o CPF.

O cadastro pode ser feito por quem estuda em uma instituição de ensino situada na cidade do Rio de Janeiro, sem restrição de município de residência.
Não, o prazo será de 2 dias úteis. Caso haja alguma pendência, esta será informada ao universitário para que providencie o documento faltante.
O universitário terá a conta Jaé Gratuidade visível no aplicativo após a aprovação. Se desejar o cartão, ele deve solicitar no APP e informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente em um dos pontos de relacionamento Jaé da sua preferência. Em qualquer uma dessas opções a entrega será realizada após 06/01/2025. Pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
O aluno deve levar seu documento de identidade original e o CPF.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

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