Slide Confira se o novo cartão de gratuidade para o transporte municipal do Rio de Janeiro já está disponível para você! Clique abaixo para consultar Consultar Cartão GRATUIDADE
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DOENTES CRÔNICOS

Entenda o processo para obter o Jaé Gratuidade

Este guia explica como funciona o processo para obter o Jaé Gratuidade para uso no transporte público do Rio de Janeiro.

Regulamentação

A gratuidade no transporte público é regulamentada por legislação específica que define quem tem direito ao benefício.

Concessão do Benefício

O órgão responsável pela concessão do benefício aprova aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pela legislação.

Recebimento dos Dados

A Jaé recebe do órgão responsável os dados dos beneficiários aprovados.

Emissão da Gratuidade no Transporte

Com os dados disponíveis na Jaé, o beneficiário preenche os dados necessários para o seu cadastro de transporte e solicita o Jaé Gratuidade.

Utilização do Benefício no Transporte

Após receber o Jaé Gratuidade, o beneficiário pode utilizá-lo nos meios de transporte público do Rio de Janeiro através do cartão (mídia física) ou QR Code gerado através do app Jaé instalado no celular.

Cadastro de pessoas com deficiência e doentes crônicos

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os beneficiários cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Saúde e recebido com sucesso pela Jaé.  A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e depois as Clínicas da Família e demais unidades de saúde autorizadas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

Quem possui o benefício da gratuidade concedido a partir de 1º de novembro de 2024 já pode solicitar o Jaé Gratuidade através do aplicativo Jaé.
O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, pode baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Já possuo conta”
  • Informar o CPF do beneficiário
  • Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a Clínica da Família, ou a unidade de referência, concedeu o benefício e efetuou o cadastro no sistema da Jaé

Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha” no aplicativo.

  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do beneficiário

O uso do QR Code estará liberado assim que o cadastro do aplicativo estiver finalizado.
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

Quem tiver alguma dificuldade de acesso ao aplicativo deve agendar o comparecimento para atendimento presencial clicando < a href="https://www.jae.com.br/agendamento/">aqui

As pessoas que tiveram o benefício concedido até outubro de 2024 e utilizaram a gratuidade no transporte este ano poderão retirar o cartão Jaé Gratuidade diretamente na sua unidade de saúde de referência, sem precisar solicitar.

  • Pessoas com deficiência: A partir do início de janeiro de 2025.
  • Doentes crônicos: A partir da 2ª quinzena de janeiro de 2025.

Até lá, continuarão utilizando o transporte gratuito com o cartão atual.
Observação: A partir de 27/11, o beneficiário deverá acessar o nosso site para confirmar se está nesse grupo, informando o seu CPF. Clique aqui (Consulta cartão – Jaé)

Importante!! As orientações disponibilizadas são válidas apenas se o CPF informado pertencer ao próprio beneficiário da gratuidade.
Se o CPF não corresponder ao do beneficiário, ele deve fazer uma nova solicitação de benefício. Residentes da cidade do Rio de Janeiro devem se dirigir à Clínica da Família mais próxima de sua residência e quem residir em outro município deve se dirigir ao mesmo local da solicitação anterior.

Após a aprovação, o processo é o mesmo para munícipes e não munícipes: a solicitação do Jaé Gratuidade deve ser feita através do aplicativo Jaé, como está descrito no início da pergunta.

Ao acessar a área disponível em nosso site para consulta, a partir de 27/11, será exibida a orientação conforme a situação.
Veja o passo a passo para cada uma:
O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar o CPF do beneficiário


Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!

a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:

  • Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
  • Este momento também é super importante. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à Clínica da Família e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do beneficiário

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
A pessoa deve solicitar a inclusão do cadastro na Clínica da Família mais próxima da sua residência. Lá será incluído no sistema da Jaé se a solicitação do benefício for aprovada pelo médico responsável.
Em seguida, o beneficiário ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Já possuo conta”
  • Informar o CPF do beneficiário
  • Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a Clínica da Família efetuou o cadastro.

Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.

  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do beneficiário

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

Todos que possuem o benefício concedido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro podem solicitar o Jaé Gratuidade, sem restrição de município de residência.

Sim, se ele foi concedido na avaliação médica que aprovou o benefício.

O mesmo cartão físico é utilizado pelo beneficiário e pelo acompanhante. Sendo utilizado o QR Code gerado pelo aplicativo, deve ser gerado um novo QR Code para a segunda pessoa utilizar. Não importa se o acompanhante é o primeiro ou o segundo a passar pelo validador.

Não é obrigatório que o acompanhante seja sempre a mesma pessoa, mas o acompanhante somente poderá exercer o direito à gratuidade em viagens nas quais esteja assistindo o beneficiário.

Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.

A Secretaria Municipal de Saúde já encaminhou para a Jaé a base de dados atualizada e o processamento está previsto para finalização até o dia 30/11. Após esta data, o beneficiário deve consultar as condições do benefício acessando o aplicativo Jaé, para verificar se os dados estão corretos (validade e limite de uso).
Havendo alguma divergência deverá se dirigir à unidade de saúde onde o benefício foi concedido, para que o ajuste seja realizado diretamente em seu cadastro no sistema da Jaé, pelo médico que aprovou a solicitação.

DÚVIDAS GERAIS SOBRE A GRATUIDADE PARA pessoas com deficiência e doentes crônicos

A Jaé é a nova concessionária do sistema de bilhetagem digital da cidade do Rio de Janeiro, então quem possui o benefício de pessoa com deficiência ou doente crônico precisa fazer o cadastro biométrico para obter o Jaé Gratuidade e, assim, a partir de 1º de fevereiro de 2025, utilizar os novos validadores da Jaé.

A partir do dia 1° de fevereiro de 2025 o Jaé será exclusivo para acesso a todos os modais da Prefeitura do Rio – ônibus, BRT, VLT, vans municipais e cabritinhos!!

O cadastro biométrico é o cadastro de alguns dados pessoais e foto do beneficiário no banco de dados da Jaé para habilitar o transporte nos modais municipais do Rio.

Além de possibilitar a emissão do Jaé Gratuidade, permitirá validar se o uso da gratuidade no transporte está sendo realizada por quem tem direito.

Após a validação do seu cadastro biométrico, o beneficiário da gratuidade tem a sua conta de gratuidade criada. Ela pode ser acessada através do aplicativo Jaé, com login e senha pessoais, e proporciona várias comodidades:

Mobilidade Digital: Utilize seu celular para gerar o QR Code e usar o transporte, sem precisar ter o cartão em mãos.

– Controle Total: Acesse seu extrato de uso sempre que quiser.

– Segurança e Facilidade: Perdeu o cartão? Cancele e solicite um novo diretamente pelo App, sem estresse!

– Transparência para Benefícios com Uso Limitado: Consulte o saldo de viagens em tempo real.

Para maior segurança existe um padrão para criação da senha. Ela é sua, guarde-a com segurança e não compartilhe com ninguém.

A senha deve ter no mínimo de 6 caracteres, que contenham:
Letra Maiúscula
Letra Minúscula
Número
Caracter especial

No aplicativo há a opção “Recuperar senha”. Será enviada uma mensagem para o celular e e-mail informados no seu cadastro com o código para redefinição de senha, por isso é essencial manter seus dados cadastrais atualizados.

Não, você pode utilizar o transporte com o QR Code. Basta acessar sua conta de gratuidade no aplicativo, gerar o QR Code, aproximar o celular na parte de baixo do validador e a viagem será liberada.

Essa facilidade fica disponível em qualquer modelo de celular, não importa se possui o sistema operacional android ou IOS, e o melhor: não precisa ter NFC.

Importante: Gere um novo QR Code a cada uso.

Com a Jaé é assim: você pode usar só o QR Code, ou só o cartão físico, ou alternar o uso entre esses dois. Faça como é mais conveniente para você!

Não, pois existe uma regulamentação legal para seu uso. O nome social é usado por pessoas transgênero (aquelas que não se identificam com o gênero de nascimento), que adotam um nome pelo qual se reconhecem, pois não se identificam pelo nome de registro em cartório.

1)     Se você ainda não tem algum documento que reconheça o nome social:

  • Apresente uma autodeclaração ou declaração preenchida de próprio punho requerendo a inclusão do nome social, como explicado a seguir:
  • Para maiores de 18 anos:autodeclaração preenchida e assinada, acompanhada de um documento de identificação original oficial e CPF;
  • Para menores de 18 anos:declaração preenchida e assinada por um dos pais ou responsáveis legais.

Necessário que o responsável compareça com o solicitante, com o seu documento de identificação original oficial e CPF, ou que o solicitante apresente a declaração acompanhada do original dos seguintes documentos:

  1. a) documento de identificação oficial do seu responsável;
  2. b)  CPF do seu responsável.

2) Se você já possui alguma declaração ou documento que reconheça o nome social:

  • Apresente uma autodeclaração preenchida e assinadapor você, independentemente da idade, acompanhada do documento ou declaração oficial que evidencie o nome social.
Toda utilização nos ônibus municipais e no BRT terá captura da foto do beneficiário da gratuidade, exceto para quem possui alguma limitação para uso da roleta do ônibus ou estação do BRT, ou não tem altura suficiente para a foto ser tirada.

A foto capturada no uso será comparada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público.
O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso não empreste seu cartão, nem deixe outra pessoa usar acessar a sua conta no aplicativo e usar o seu QR Code.

A primeira via do cartão Jaé é gratuita.

R$ 20,49 (vinte reais e quarenta e nove centavos).

Não. Mesmo que você receba logo o seu cartão, e leve algum tempo para usá-lo, não tem risco de estar bloqueado.

Para os benefícios que possuem limite de viagens, como é o caso do estudante e do doente crônico, há integração do BUC (Bilhete Único Carioca)

Dentro das regras do BUC, podem ser utilizados até 03 (três) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, desde que um deles seja o BRT. Essas viagens são contabilizadas como 1 (uma) no limite mensal.

Caso o BRT não seja utilizado na integração, o benefício será válido para o uso de 02 (dois) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, dentro do intervalo máximo de 3h. Já o intervalo mínimo entre as integrações de ida e volta é de 1h

Pode sim, não há restrição.
É muito fácil acompanhar seus dados: acessando o aplicativo Jaé através do CPF são exibidos todos os cartões que você possui, desde a gratuidade até o recarregável. Cada um com seu próprio extrato de uso.

Para uso no Metrô e no trem não muda nada. Cada operadora tem o seu próprio sistema de bilhetagem, por isso o Jaé Gratuidade não é aceito nesses modais.

O Jaé Gratuidade estará habilitado para uso a partir de 1º de fevereiro de 2025, portanto quem tem o cartão do sistema atual deve permanecer com ele até lá.

Como o Jaé Gratuidade será ativado a partir de 1º de fevereiro de 2025,  quem tem direito à gratuidade deve seguir normalmente o processo da operadora atual para solicitar a 1ª e 2ª via do seu cartão.

Mas fique atento ao calendário porque o beneficiário deve validar o seu cadastro no aplicativo da Jaé a partir do dia 1º de novembro de 2024, mesmo com o uso do Jaé Gratuidade sendo ativado somente a partir de 1º de fevereiro de 2025!!

Para pessoas com deficiência não há limite de uso e a validade é permanente. Para doentes crônicos, o limite de uso e a validade são definidas pelo médico.
Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.

A informação fica disponível no aplicativo, na área logada. Além disso, ao apresentar o Jaé Gratuidade no validador será exibido o saldo atual.

O aplicativo Jaé mostra o limite total de viagens do beneficiário e do acompanhante, no caso do doente crônico.  Por exemplo, se o beneficiário faz tratamento cinco vezes por semana, ele tem direito a 40 viagens por mês (ida e volta). Se ele tiver acompanhante, o limite sobe para 80 viagens.

Fica esperto! O beneficiário só pode usar a gratuidade até o limite do seu tratamento. Não pode usar as viagens que o acompanhante não fez, se ele saiu sozinho antes.

Tá precisando
de ajuda?

Na Central de Ajuda, você encontra respostas para as suas dúvidas de forma fácil e rápida.

Acesse aqui

Status da
Operação:

VLT

Disponível

BRT

Disponível

ÔNIBUS

Disponível

VANS

Ativação Gradual

CABRITINHOS

Ativação Gradual

Cadastro de pessoas com deficiência e doentes crônicos

A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os beneficiários cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Saúde e recebido com sucesso pela Jaé.  A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e depois as Clínicas da Família e demais unidades de saúde autorizadas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.

A Jaé preparou o aplicativo para que o beneficiário não precise se deslocar ao atendimento presencial para se cadastrar. Em 01/11 ele poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar seu CPF

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!

Se não aparecer, procure a Clínica da Família e peça para enviar. Quando a Clínica informar que foi feito, aí o beneficiário poderá acessar o APP em seguida.

Mas voltando ao passo a passo…

  • Digitar a senha provisória enviada por SMS (também é super importante que o seu celular esteja cadastrado certinho na Clínica da Família)
  • Escolher a nova senha
  • Tirar a foto
  • Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente na Clínica da Família onde seu benefício foi concedido.

Em dezembro será divulgado o cronograma de entrega e pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.

O beneficiário deve levar seu documento de identidade original e o CPF.

Todos que possuem o benefício concedido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro podem solicitar o Jaé Gratuidade, sem restrição de município de residência.

Sim, se ele foi concedido na avaliação médica que aprovou o benefício.

O mesmo cartão físico é utilizado pelo beneficiário e pelo acompanhante. Sendo utilizado o QR Code gerado pelo aplicativo, deve ser gerado um novo QR Code para a segunda pessoa utilizar. Não importa se o acompanhante é o primeiro ou o segundo a passar pelo validador.

Não é obrigatório que o acompanhante seja sempre a mesma pessoa, mas o acompanhante somente poderá exercer o direito à gratuidade em viagens nas quais esteja assistindo o beneficiário.

Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.
Ao acessar a área disponível em nosso site para consulta, a partir de 14/11, será exibida a orientação conforme a situação.
Veja o passo a passo para cada uma:
O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar o CPF do beneficiário

Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!

a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:

  • Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
    Este momento também é super importante. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à Clínica da Família e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.
  • Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do beneficiário

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
A pessoa deve solicitar a inclusão do cadastro na Clínica da Família mais próxima da sua residência. Lá será incluído no sistema da Jaé se a solicitação do benefício for aprovada pelo médico responsável.
Em seguida, o beneficiário ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Já possuo conta”
  • Informar o CPF do beneficiário
  • Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a Clínica da Família efetuou o cadastro.

Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.

  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do beneficiário

Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

A Secretaria Municipal de Saúde já encaminhou para a Jaé a base de dados atualizada e o processamento está previsto para finalização até o dia 14/11. Após esta data, o beneficiário deve consultar as condições do benefício acessando o aplicativo Jaé, para verificar se os dados estão corretos (validade e limite de uso).
Havendo alguma divergência deverá se dirigir à unidade de saúde onde o benefício foi concedido, para que o ajuste seja realizado diretamente em seu cadastro no sistema da Jaé, pelo médico que aprovou a solicitação.

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