Entenda o processo para obter o Jaé Gratuidade
Este guia explica como funciona o processo para obter o Jaé Gratuidade para uso no transporte público do Rio de Janeiro.
Regulamentação
A gratuidade no transporte público é regulamentada por legislação específica que define quem tem direito ao benefício.
Concessão do Benefício
O órgão responsável pela concessão do benefício aprova aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pela legislação.
Recebimento dos Dados
A Jaé recebe do órgão responsável os dados dos beneficiários aprovados.
Emissão da Gratuidade no Transporte
Com os dados disponíveis na Jaé, o beneficiário preenche os dados necessários para o seu cadastro de transporte e solicita o Jaé Gratuidade.
Utilização do Benefício no Transporte
Após receber o Jaé Gratuidade, o beneficiário pode utilizá-lo nos meios de transporte público do Rio de Janeiro através do cartão (mídia física) ou QR Code gerado através do app Jaé instalado no celular.
Cadastro de pessoas com deficiência e doentes crônicos
A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os beneficiários cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Saúde e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e depois as Clínicas da Família e demais unidades de saúde autorizadas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.
O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, pode baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:
- Clicar em “Já possuo conta”
- Informar o CPF do beneficiário
- Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a Clínica da Família, ou a unidade de referência, concedeu o benefício e efetuou o cadastro no sistema da Jaé
Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha” no aplicativo.
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do beneficiário
O uso do QR Code estará liberado assim que o cadastro do aplicativo estiver finalizado.
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Quem tiver alguma dificuldade de acesso ao aplicativo deve agendar o comparecimento para atendimento presencial clicando < a href="https://www.jae.com.br/agendamento/">aqui
As pessoas que tiveram o benefício concedido até outubro de 2024 e utilizaram a gratuidade no transporte este ano poderão retirar o cartão Jaé Gratuidade diretamente na sua unidade de saúde de referência, sem precisar solicitar.
- Pessoas com deficiência: A partir do início de janeiro de 2025.
- Doentes crônicos: A partir da 2ª quinzena de janeiro de 2025.
Até lá, continuarão utilizando o transporte gratuito com o cartão atual.
Observação: A partir de 27/11, o beneficiário deverá acessar o nosso site para confirmar se está nesse grupo, informando o seu CPF. Clique aqui (Consulta cartão – Jaé)
Importante!! As orientações disponibilizadas são válidas apenas se o CPF informado pertencer ao próprio beneficiário da gratuidade.
Se o CPF não corresponder ao do beneficiário, ele deve fazer uma nova solicitação de benefício. Residentes da cidade do Rio de Janeiro devem se dirigir à Clínica da Família mais próxima de sua residência e quem residir em outro município deve se dirigir ao mesmo local da solicitação anterior.
Após a aprovação, o processo é o mesmo para munícipes e não munícipes: a solicitação do Jaé Gratuidade deve ser feita através do aplicativo Jaé, como está descrito no início da pergunta.
Veja o passo a passo para cada uma:
O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Informar o CPF do beneficiário
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!
a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:
- Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
- Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do beneficiário
Este momento também é super importante. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à Clínica da Família e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso.
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
A pessoa deve solicitar a inclusão do cadastro na Clínica da Família mais próxima da sua residência. Lá será incluído no sistema da Jaé se a solicitação do benefício for aprovada pelo médico responsável.
Em seguida, o beneficiário ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Já possuo conta”
- Informar o CPF do beneficiário
- Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a Clínica da Família efetuou o cadastro.
Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do beneficiário
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Todos que possuem o benefício concedido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro podem solicitar o Jaé Gratuidade, sem restrição de município de residência.
Sim, se ele foi concedido na avaliação médica que aprovou o benefício.
O mesmo cartão físico é utilizado pelo beneficiário e pelo acompanhante. Sendo utilizado o QR Code gerado pelo aplicativo, deve ser gerado um novo QR Code para a segunda pessoa utilizar. Não importa se o acompanhante é o primeiro ou o segundo a passar pelo validador.
Não é obrigatório que o acompanhante seja sempre a mesma pessoa, mas o acompanhante somente poderá exercer o direito à gratuidade em viagens nas quais esteja assistindo o beneficiário.
Por orientação da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), o uso estará liberado a partir de 01/02/2025, quando o cartão emitido pela operadora atual deixará de funcionar.
Havendo alguma divergência deverá se dirigir à unidade de saúde onde o benefício foi concedido, para que o ajuste seja realizado diretamente em seu cadastro no sistema da Jaé, pelo médico que aprovou a solicitação.
DÚVIDAS GERAIS SOBRE A GRATUIDADE PARA pessoas com deficiência e doentes crônicos
A partir do dia 1° de fevereiro de 2025 o Jaé será exclusivo para acesso a todos os modais da Prefeitura do Rio – ônibus, BRT, VLT, vans municipais e cabritinhos!!
Além de possibilitar a emissão do Jaé Gratuidade, permitirá validar se o uso da gratuidade no transporte está sendo realizada por quem tem direito.
Após a validação do seu cadastro biométrico, o beneficiário da gratuidade tem a sua conta de gratuidade criada. Ela pode ser acessada através do aplicativo Jaé, com login e senha pessoais, e proporciona várias comodidades:
– Mobilidade Digital: Utilize seu celular para gerar o QR Code e usar o transporte, sem precisar ter o cartão em mãos.
– Controle Total: Acesse seu extrato de uso sempre que quiser.
– Segurança e Facilidade: Perdeu o cartão? Cancele e solicite um novo diretamente pelo App, sem estresse!
– Transparência para Benefícios com Uso Limitado: Consulte o saldo de viagens em tempo real.
A senha deve ter no mínimo de 6 caracteres, que contenham:
Letra Maiúscula
Letra Minúscula
Número
Caracter especial
No aplicativo há a opção “Recuperar senha”. Será enviada uma mensagem para o celular e e-mail informados no seu cadastro com o código para redefinição de senha, por isso é essencial manter seus dados cadastrais atualizados.
Essa facilidade fica disponível em qualquer modelo de celular, não importa se possui o sistema operacional android ou IOS, e o melhor: não precisa ter NFC.
Importante: Gere um novo QR Code a cada uso.
Com a Jaé é assim: você pode usar só o QR Code, ou só o cartão físico, ou alternar o uso entre esses dois. Faça como é mais conveniente para você!
1) Se você ainda não tem algum documento que reconheça o nome social:
- Apresente uma autodeclaração ou declaração preenchida de próprio punho requerendo a inclusão do nome social, como explicado a seguir:
- Para maiores de 18 anos:autodeclaração preenchida e assinada, acompanhada de um documento de identificação original oficial e CPF;
- Para menores de 18 anos:declaração preenchida e assinada por um dos pais ou responsáveis legais.
Necessário que o responsável compareça com o solicitante, com o seu documento de identificação original oficial e CPF, ou que o solicitante apresente a declaração acompanhada do original dos seguintes documentos:
- a) documento de identificação oficial do seu responsável;
- b) CPF do seu responsável.
2) Se você já possui alguma declaração ou documento que reconheça o nome social:
- Apresente uma autodeclaração preenchida e assinadapor você, independentemente da idade, acompanhada do documento ou declaração oficial que evidencie o nome social.
A foto capturada no uso será comparada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público.
O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso não empreste seu cartão, nem deixe outra pessoa usar acessar a sua conta no aplicativo e usar o seu QR Code.
A primeira via do cartão Jaé é gratuita.
Não. Mesmo que você receba logo o seu cartão, e leve algum tempo para usá-lo, não tem risco de estar bloqueado.
Dentro das regras do BUC, podem ser utilizados até 03 (três) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, desde que um deles seja o BRT. Essas viagens são contabilizadas como 1 (uma) no limite mensal.
Caso o BRT não seja utilizado na integração, o benefício será válido para o uso de 02 (dois) modais municipais em sequência, no mesmo sentido, dentro do intervalo máximo de 3h. Já o intervalo mínimo entre as integrações de ida e volta é de 1h
É muito fácil acompanhar seus dados: acessando o aplicativo Jaé através do CPF são exibidos todos os cartões que você possui, desde a gratuidade até o recarregável. Cada um com seu próprio extrato de uso.
Para uso no Metrô e no trem não muda nada. Cada operadora tem o seu próprio sistema de bilhetagem, por isso o Jaé Gratuidade não é aceito nesses modais.
O Jaé Gratuidade estará habilitado para uso a partir de 1º de fevereiro de 2025, portanto quem tem o cartão do sistema atual deve permanecer com ele até lá.
Como o Jaé Gratuidade será ativado a partir de 1º de fevereiro de 2025, quem tem direito à gratuidade deve seguir normalmente o processo da operadora atual para solicitar a 1ª e 2ª via do seu cartão.
Mas fique atento ao calendário porque o beneficiário deve validar o seu cadastro no aplicativo da Jaé a partir do dia 1º de novembro de 2024, mesmo com o uso do Jaé Gratuidade sendo ativado somente a partir de 1º de fevereiro de 2025!!
Para pessoas com deficiência não há limite de uso e a validade é permanente. Para doentes crônicos, o limite de uso e a validade são definidas pelo médico.
Não há transferência de saldo remanescente de um mês para outro.
A informação fica disponível no aplicativo, na área logada. Além disso, ao apresentar o Jaé Gratuidade no validador será exibido o saldo atual.
O aplicativo Jaé mostra o limite total de viagens do beneficiário e do acompanhante, no caso do doente crônico. Por exemplo, se o beneficiário faz tratamento cinco vezes por semana, ele tem direito a 40 viagens por mês (ida e volta). Se ele tiver acompanhante, o limite sobe para 80 viagens.
Fica esperto! O beneficiário só pode usar a gratuidade até o limite do seu tratamento. Não pode usar as viagens que o acompanhante não fez, se ele saiu sozinho antes.
Cadastro de pessoas com deficiência e doentes crônicos
A emissão do Jaé Gratuidade será possível para os beneficiários cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Saúde e recebido com sucesso pela Jaé. A Secretaria receberá as instruções necessárias para envio da base atualizada e depois as Clínicas da Família e demais unidades de saúde autorizadas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados e manutenção cadastral.
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Informar seu CPF
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a jaé!
Se não aparecer, procure a Clínica da Família e peça para enviar. Quando a Clínica informar que foi feito, aí o beneficiário poderá acessar o APP em seguida.
Mas voltando ao passo a passo…
- Digitar a senha provisória enviada por SMS (também é super importante que o seu celular esteja cadastrado certinho na Clínica da Família)
- Escolher a nova senha
- Tirar a foto
- Se desejar o cartão, informar se deseja recebê-lo em casa, mediante o pagamento da taxa de entrega, ou retirá-lo gratuitamente na Clínica da Família onde seu benefício foi concedido.
Em dezembro será divulgado o cronograma de entrega e pelo aplicativo poderá ser acompanhado o status de produção do cartão.
Todos que possuem o benefício concedido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro podem solicitar o Jaé Gratuidade, sem restrição de município de residência.
O mesmo cartão físico é utilizado pelo beneficiário e pelo acompanhante. Sendo utilizado o QR Code gerado pelo aplicativo, deve ser gerado um novo QR Code para a segunda pessoa utilizar. Não importa se o acompanhante é o primeiro ou o segundo a passar pelo validador.
Não é obrigatório que o acompanhante seja sempre a mesma pessoa, mas o acompanhante somente poderá exercer o direito à gratuidade em viagens nas quais esteja assistindo o beneficiário.
Veja o passo a passo para cada uma:
O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Primeiro acesso”
- Informar o CPF do beneficiário
Este momento é importantíssimo. Se a Jaé já estiver com os seus dados será exibida uma tela informando que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé!
a) Se os dados cadastrais já estiverem com a Jaé:
- Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
Este momento também é super importante. Se os dados não estiverem corretos será necessário ir à Clínica da Família e solicitar a atualização, para que consiga receber a senha provisória de acesso. - Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do beneficiário
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
b) Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
A pessoa deve solicitar a inclusão do cadastro na Clínica da Família mais próxima da sua residência. Lá será incluído no sistema da Jaé se a solicitação do benefício for aprovada pelo médico responsável.
Em seguida, o beneficiário ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store para solicitar o Jaé Gratuidade.
- Clicar em “Já possuo conta”
- Informar o CPF do beneficiário
- Informar a senha provisória recebida por celular e/ou e-mail quando a Clínica da Família efetuou o cadastro.
Obs.: Caso não localize, clique em “Esqueci a senha”.
- Escolher a nova senha
- Capturar a foto do beneficiário
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Havendo alguma divergência deverá se dirigir à unidade de saúde onde o benefício foi concedido, para que o ajuste seja realizado diretamente em seu cadastro no sistema da Jaé, pelo médico que aprovou a solicitação.