Central de ajuda

JAÉ GRATUIDADE

Por que preciso me cadastrar na Jaé?

A Jaé é a nova concessionária do sistema de bilhetagem digital da cidade do Rio de Janeiro, então se você possui o benefício da gratuidade precisa fazer o cadastro biométrico para obter o Jaé Gratuidade e, assim, utilizar os novos validadores que estão sendo instalados nos ônibus e nos demais modais municipais.

Mas não é preciso correr! Toda a mudança será feita de forma gradual e segura, com divulgação dos calendários pela mídia e pelas redes sociais, com possibilidade de uso do aplicativo Jaé nesse processo.

O que é cadastro biométrico?

O cadastro biométrico é o cadastro de alguns dados pessoais e foto do beneficiário no banco de dados da Jaé. Além de possibilitar a emissão do Jaé Gratuidade, permitirá validar se o uso da gratuidade no transporte está sendo realizada por quem tem direito.

O que a Jaé está trazendo de novidade?

Após a validação do seu cadastro biométrico, o beneficiário da gratuidade tem a sua conta de gratuidade criada. Ela é acessada através do aplicativo Jaé, com login e senha pessoais, e proporciona várias comodidades:

  • Mobilidade Digital: Utilize seu celular para gerar o QR Code e usar o transporte, sem precisar ter o cartão em mãos.
  • Controle Total: Acesse seu extrato de uso sempre que quiser.
  • Segurança e Facilidade: Perdeu o cartão? Cancele e solicite um novo diretamente pelo App, sem estresse!
  • Transparência para Benefícios com Uso Limitado:Consulte o saldo de viagens em tempo real
Quem tem direito à gratuidade no transporte?

Todo idoso adquire o direito à gratuidade no transporte ao completar 65 anos, porém o direito a outros tipos de gratuidade depende de concessão pelo órgão público responsável.
A Jaé atua como emissora do Jaé Gratuidade, e não como concessora, então nada muda no processo de concessão que existe atualmente. Veja abaixo de quem estamos falando:

  • Pessoas com deficiência ou em tratamento de saúde contínuo na rede pública da cidade do Rio de Janeiro, com benefício concedido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro;
  • Alunos do ensino fundamental e médio das redes públicas de ensino municipal, federal e estadual (SEEDUC e demais secretarias), a partir de 5 anos de idade;
Como fazer o cadastro biométrico (foto) na Jaé?

Vamos falar de quem já pode fazer o cadastro pelo aplicativo Jaé. Para as demais gratuidades, e para quem não tem possibilidade de utilizar o aplicativo, nas próximas semanas a Jaé divulgará as orientações.

  • IDOSO (65 anos ou mais)
    Deve baixar o aplicativo Jaé no celular e seguir todas as instruções em tela após clicar em “Abra sua conta”. Basta informar alguns dados e capturar sua foto, depois acessar novamente o aplicativo com o login e senha e será exibida a opção de solicitar a gratuidade.

    Para informações mais detalhadas consulte as orientações específicas sobre o Jaé Gratuidade de idosos.

  • PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DOENTES CRÔNICOS
    Quem teve o benefício concedido até dez/2023 deve baixar o aplicativo Jaé no celular e clicar em “Abra sua conta”. Após digitar seu CPF, deve continuar o cadastro se for apresentada a mensagem de confirmação que os dados do seu benefício já foram enviados para a Jaé.

Para informações mais detalhadas consulte as orientações específicas sobre o Jaé Gratuidade de pessoas com deficiência e doentes crônicos.

Como baixar o aplicativo Jaé?

Ele está disponível no Google Play e no APP Store.

Posso criar qualquer senha?

Para maior segurança existe um padrão para criação da senha. Ela é sua, guarde-a com segurança e não compartilhe com ninguém.

A senha deve ter no mínimo de 6 caracteres, que contenham:
Letra Maiúscula
Letra Minúscula
Número
Caracter especial

Onde o Jaé Gratuidade é aceito?

O novo sistema de bilhetagem da cidade do Rio de Janeiro está em fase de implantação. O uso já está disponível no BRT e VLT e os validadores da Jaé estão sendo instalados nos outros modais que circulam no município: ônibus municipais, vans municipais e cabritinhos. Falta pouco para esses validadores já entrarem em funcionamento.

Para usufruir do benefício é necessário ter o cartão físico?

Não, você pode começar a utilizar o benefício logo após a validação do seu cadastro biométrico. Basta acessar sua conta de gratuidade no aplicativo, gerar o QR Code, aproximar o celular na parte de baixo do validador e a viagem será liberada.

Essa facilidade fica disponível em qualquer modelo de celular, não importa se possui o sistema operacional android ou IOS, e o melhor: não precisa ter NFC.

Importante: Gere um novo QR Code a cada uso.

Com a Jaé é assim: você pode usar só o QR Code, ou só o cartão físico, ou alternar o uso entre esses dois. Faça como é mais conveniente para você!

Posso usar o nome social para que o meu cartão seja impresso com meu apelido?

Não, pois existe uma regulamentação legal para seu uso. O nome social é usado por pessoas transgênero (aquelas que não se identificam com o gênero de nascimento), que adotam um nome pelo qual se reconhecem, pois não se identificam pelo nome de registro em cartório.

O que preciso para solicitar o uso do nome social no meu cadastro?

1)Se você ainda não tem algum documento que reconheça o nome social:

Autodeclaração ou declaração preenchida de próprio punho requerendo a inclusão do nome social, como explicado a seguir: · Para maiores de 18 anos: autodeclaração preenchida e assinada, acompanhada de um documento de identificação original oficial e número do CPF; · Para menores de 18 anos: declaração preenchida e assinada pelos pais. Necessária a presença dos pais no atendimento do Posto de Atendimento Jaé, ou apresentação de cópia e original dos seguintes documentos: a) carteira de identidade do responsável, b) comprovante do número de CPF do responsável.

2) Se você já possui alguma declaração ou documento que reconheça o nome social:

Cópia do documento ou declaração que evidencie o nome social; Autodeclaração preenchida e assinada por você, independentemente da idade.

Como é o processo de identificação biométrica do beneficiário que faz uso do transporte?

Toda utilização nos ônibus municipais e no BRT terá captura da foto do beneficiário da gratuidade, exceto para quem possui alguma limitação para uso da roleta do ônibus ou estação do BRT, ou não tem altura suficiente para a foto ser tirada.

A foto capturada no uso será comparada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público. O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso não empreste seu cartão, nem deixe outra pessoa usar acessar a sua conta no aplicativo e usar o seu QR Code.

O cartão Jaé Gratuidade é pago?

A primeira via do cartão Jaé é gratuita

O cartão Jaé Gratuidade é bloqueado por falta de uso?

Não. Mesmo que você receba logo o seu cartão e leve algum tempo para usá-lo não tem risco de estar bloqueado.

O cartão Jaé Gratuidade é entregue pronto para uso?

O cartão Jaé Gratuidade é entregue pronto para uso?

Como faço se esquecer a senha para acessar o aplicativo?

No aplicativo há a opção “Recuperar senha”. Será enviada uma mensagem para o celular e e-mail informados no seu cadastro com o código para redefinição de senha, por isso é essencial manter seus dados atualizados.

Tópicos desse assunto

Por que preciso me cadastrar na Jaé?

O que é cadastro biométrico?

O que a Jaé está trazendo de novidade?

Quem tem direito à gratuidade no transporte?

Como fazer o cadastro biométrico (foto) na Jaé?

Artigos Relacionados

Ainda com dúvidas?

Fale com a gente através do nosso chat online: