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GRATUIDADE – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DOENTES CRÔNICOS EM TRATAMENTO

A emissão do Jaé Gratuidade é possível para os beneficiários antigos cujo cadastro tenha sido enviado pela Secretaria Municipal de Saúde com o CPF do próprio beneficiário e recebido com sucesso pela Jaé. E desde novembro de 2024 as Clínicas da Família e demais unidades de saúde autorizadas terão acesso a um sistema online da Jaé para inserção de dados de novas concessões, renovações e manutenção cadastral.

Quando as pessoas com deficiência e doentes crônicos poderão solicitar o Jaé Gratuidade?

A solicitação do Jaé Gratuidade pode ser realizada através do aplicativo Jaé. O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, pode baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar o CPF do beneficiário
  • É exibida a mensagem que os dados foram enviados para a Jaé

  • Digitar o código de verificação enviado para os seus dados de contato (celular e e-mail, se possuir, cadastrados na unidade de referência)
    • Se os dados estiverem desatualizados é necessário comparecer na unidade de referência e solicitar a atualização. Em seguida, acessar o aplicativo novamente.

      • Digitar o celular e o e-mail (se possuir). Neste momento é possível alterar o dado cadastrado, se desejar
      • Escolher a nova senha
      • a foto do beneficiário

      O uso do QR Code estará liberado assim que o cadastro do aplicativo estiver finalizado.
      Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
      Quem tiver alguma dificuldade de acesso ao aplicativo deve se dirigir preferencialmente a um dos super postos de atendimento temporários disponíveis nos seguintes locais:

      • Super Posto – Clube dos Servidores
        Rua Ulysses Guimaraes, S/N – Cidade Nova
      • Super Posto – Nave do Conhecimento Engenhão
        Rua Arquias Cordeiro, 1516 - Engenho de Dentro
      • Super Posto – Centro Esportivo Miécimo da Silva
        Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
      • Super Posto – Vila Olímpica de Deodoro
        Estrada do Camboatá, S/N

      Atendimento de segunda a sábado, das 07h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos. Ou, se preferir, vá até uma de nossas lojas de atendimento. Verifique o endereço da loja mais próxima aqui (https://jae.com.br/onde-estamos/).

O que fazer se recebeu a informação que o seu cartão Jaé Gratuidade estava na Clínica da Família?

Se ao acessar o aplicativo apareceu que seu cartão está na Clínica da Família, veja esta orientação:

Cartões emitidos automaticamente: A Jaé recebeu da Secretaria Municipal de Saúde os dados dos beneficiários que já possuíam o benefício concedido até out/24 e que chegaram a utilizar a gratuidade no transporte. Para esses casos, o cartão Jaé foi emitido sem necessidade de solicitação e disponibilizado para retirada nas unidades de saúde a partir de fevereiro de 2025.

Prédio do CIAD, no caso de quem não reside na cidade do Rio de Janeiro, e Clínica da Família onde o benefício foi concedido, no caso de quem reside.

Situação atual (julho de 2025): Os cartões enviados anteriormente já não estão mais disponíveis nas unidades de referência. Ou seja, quem não retirou o cartão até agora precisa ir pessoalmente a um dos super postos temporários da Jaé para fazer a retirada gratuita e imediata de um novo cartão.

Escolha o que for mais acessível para você:

  • Super Posto – Clube dos Servidores
    Rua Ulysses Guimaraes, S/N – Cidade Nova
  • Super Posto – Nave do Conhecimento Engenhão
    Rua Arquias Cordeiro, 1516 - Engenho de Dentro
  • Super Posto – Centro Esportivo Miécimo da Silva
    Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
  • Super Posto – Vila Olímpica de Deodoro
    Estrada do Camboatá, S/N

Atendimento de segunda a sábado, das 07h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos.

Não localizei meu cadastro no aplicativo. O que devo fazer?

Se não for exibida a mensagem que seus dados já foram enviados para a Jaé, ou se você ainda não solicitou o benefício, é necessário comparecer presencialmente para realizar a solicitação e ser avaliado por um médico.

Moradores da cidade do Rio de Janeiro: Dirijam-se à Clínica da Família mais próxima da sua residência.
Moradores de outros municípios: Compareçam ao CIAD – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, localizado na Av. Presidente Vargas, 1997, Centro (RJ).

Documentos necessários:

  • Documento de identidade e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Laudo médico, se possuir;
  • Comprovantes de tratamentos habituais de saúde, se for o caso

Atendimento presencial: Dias úteis, das 8h às 17h

Etapas após a aprovação do benefício:
O beneficiário, ou seu responsável ou tutor, poderá baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir o passo a passo para solicitar o Jaé Gratuidade.

  • Clicar em “Primeiro acesso”
  • Informar o CPF do beneficiário
    É exibida a mensagem que os dados foram enviados para a Jaé
  • Digitar o código de verificação enviado para os seus dados de contato (celular e e-mail, se possuir, cadastrados na unidade de referência)
    Se os dados estiverem desatualizados é necessário comparecer na unidade de referência e solicitar a atualização. Em seguida, acessar o aplicativo novamente.
  • Digitar o celular e o e-mail (se possuir). Neste momento é possível alterar o dado cadastrado, se desejar
  • Escolher a nova senha
  • Capturar a foto do beneficiário

O uso do QR Code estará liberado assim que o cadastro do aplicativo estiver finalizado.
Ao final é exibida a opção de solicitar o cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Quem tiver alguma dificuldade de acesso ao aplicativo deve se dirigir preferencialmente a um dos super postos de atendimento temporários disponíveis nos seguintes locais:

Super Posto – Clube dos Servidores
Rua Ulysses Guimaraes, S/N – Cidade Nova

Super Posto – Nave do Conhecimento Engenhão
Rua Arquias Cordeiro, 1516 - Engenho de Dentro

Super Posto – Centro Esportivo Miécimo da Silva
Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande

Super Posto – Vila Olímpica de Deodoro
Estrada do Camboatá, S/N

Atendimento de segunda a sábado, das 07h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos.

Ou, se preferir, vá até uma de nossas lojas de atendimento. Verifique o endereço da loja mais próxima aqui

Só o beneficiário que mora no Rio de Janeiro pode se cadastrar para o Jaé Gratuidade?

Todos que possuem o benefício concedido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio de Janeiro podem solicitar o Jaé Gratuidade, sem restrição de município de residência.

O Jaé Gratuidade permite acompanhante?

Sim, se ele foi concedido na avaliação médica que aprovou o benefício.

O mesmo cartão físico é utilizado pelo beneficiário e pelo acompanhante. Sendo utilizado o QR Code gerado pelo aplicativo, deve ser gerado um novo QR Code para a segunda pessoa utilizar. Não importa se o acompanhante é o primeiro ou o segundo a passar pelo validador.

Não é obrigatório que o acompanhante seja sempre a mesma pessoa, mas o acompanhante somente poderá exercer o direito à gratuidade em viagens nas quais esteja assistindo o beneficiário.

E o doente crônico que possui o Jaé Gratuidade, mas os dados do benefício não estão atualizados de acordo com a última avaliação médica?

A Jaé não altera os dados enviados pela Secretaria Municipal de Saúde. Havendo alguma divergência o beneficiário deverá se dirigir à unidade de saúde onde o benefício foi concedido, para que o ajuste seja realizado diretamente em seu cadastro no sistema da Jaé.

Por que preciso me cadastrar na Jaé?

A Jaé é a nova concessionária do sistema de bilhetagem digital da cidade do Rio de Janeiro, então quem possui o benefício de pessoa com deficiência ou doente crônico precisa fazer o cadastro biométrico para obter o Jaé Gratuidade.
O Jaé é exclusivo para acesso a todos os modais da Prefeitura do Rio – ônibus, BRT, VLT, vans municipais e cabritinhos. Ele não é aceito em ônibus do tipo tarifa (frescão), pois a previsão legal de uso da gratuidade é para ônibus convencionais.

O que é cadastro biométrico?

O cadastro biométrico é o cadastro de alguns dados pessoais e foto do beneficiário no banco de dados da Jaé para habilitar o transporte nos modais municipais do Rio.
Além de possibilitar a emissão do Jaé Gratuidade, permitirá validar se o uso da gratuidade no transporte está sendo realizada por quem tem direito.

O que a Jaé está trazendo de novidade?

Após a validação do seu cadastro biométrico, o beneficiário da gratuidade tem a sua conta de gratuidade criada. Ela pode ser acessada através do aplicativo Jaé, com login e senha pessoais, e proporciona várias comodidades:

– Mobilidade Digital: Utilize seu celular para gerar o QR Code e usar o transporte, sem precisar ter o cartão em mãos.

– Controle Total: Acesse seu extrato de uso sempre que quiser.

– Segurança e Facilidade: Perdeu o cartão? Cancele e solicite um novo diretamente pelo App, sem estresse!

– Transparência para Benefícios com Uso Limitado: Consulte o saldo de viagens em tempo real.

Posso criar qualquer senha para acessar minha conta no APP?

Para maior segurança existe um padrão para criação da senha. Ela é sua, guarde-a com segurança e não compartilhe com ninguém.
A senha deve ter no mínimo de 6 caracteres, que contenham:

Letra Maiúscula
Letra Minúscula
Número
Caracter especial

Como faço se esquecer a senha para acessar o aplicativo, depois de já ter concluído meu cadastro para o Jaé Gratuidade?

No aplicativo há a opção “Esqueci a senha”. Será enviada uma mensagem para o celular e e-mail informados no seu cadastro com o código para redefinição de senha, por isso é essencial manter seus dados cadastrais atualizados.

Para usufruir do benefício é necessário ter o cartão físico?

Não, você pode utilizar o transporte com o QR Code. Basta acessar sua conta de gratuidade no aplicativo, gerar o QR Code, aproximar o celular na parte de baixo do validador e a viagem será liberada.
Essa facilidade fica disponível em qualquer modelo de celular, não importa se possui o sistema operacional android ou IOS, e o melhor: não precisa ter NFC.

Importante: Gere um novo QR Code a cada uso.

Com a Jaé é assim: você pode usar só o QR Code, ou só o cartão físico, ou alternar o uso entre esses dois. Faça como é mais conveniente para você!

O que preciso para solicitar o uso do nome social no meu cadastro?

Você precisa comparecer em uma das lojas de relacionamento da Jaé, antes de fazer o pedido de cartão, caso deseje que ele seja impresso com o nome social.

**18 anos ou mais
Deve apresentar seu documento de identidade original e um requerimento assinado pelo próprio. Se possuir documento ou declaração oficial que reconheça o nome social, este também deve ser apresentado.

**Menor de idade
A inclusão do nome social deve partir de requerimento assinado pelos pais ou representante legal. Caso este não possa comparecer em uma das lojas de relacionamento Jaé, o solicitante menor de idade deve levar o requerimento assinado, com reconhecimento de firma do responsável, junto à cópia do documento de identidade. Se possuir documento ou declaração oficial que reconheça o nome social, este também deve ser apresentado.

Basta levar a documentação necessária para prosseguir com o cadastro no local.

Como é o processo de identificação biométrica do beneficiário que faz uso do transporte?

Toda utilização nos ônibus municipais e no BRT terá captura da foto do beneficiário da gratuidade, exceto para quem possui alguma limitação para uso da roleta do ônibus ou estação do BRT, ou não tem altura suficiente para a foto ser tirada. A foto capturada no uso será comparada com a foto do cadastro, para confirmar que o próprio beneficiário é quem está utilizando o transporte público. O uso indevido por terceiros é passível de sanção de acordo com a legislação vigente, por isso não empreste seu cartão, nem deixe outra pessoa usar acessar a sua conta no aplicativo e usar o seu QR Code.

O cartão Jaé Gratuidade é pago?

A primeira via do cartão Jaé é gratuita.

Quais as formas de pagamento disponíveis no aplicativo para o beneficiário que escolhe receber o cartão em casa e pagar a taxa de entrega?

Pix
Boleto

Qual o valor da taxa de entrega?

R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).

O cartão Jaé Gratuidade é bloqueado por falta de uso?

Não. Mesmo que você receba logo o seu cartão, e leve algum tempo para usá-lo, não tem risco de estar bloqueado.

Como faço para solicitar a 2ª via do meu cartão?

Primeiro você precisa cancelar o seu cartão pelo aplicativo Jaé. Depois é só solicitar a 2ª via e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar.
Após efetuar o pagamento da 2ª via, além da taxa de entrega se optou pela entrega domiciliar, começa a contar o prazo de entrega. Até que esteja com o seu cartão, não esqueça que pode utilizar o transporte utilizando o QR Code que é gerado através do aplicativo Jaé.

Obs.: Quem possui alguma dificuldade de acesso ao aplicativo tem a opção de solicitar o cancelamento e a 2ª via através dos canais de relacionamento da Jaé.

O beneficiário da gratuidade pode ter um cartão Jaé Visa?

O cartão Jaé Gratuidade Visa não é um cartão de crédito e não tem anuidade ou taxas. Doentes crônicos maiores de idade podem solicitá-lo e desfrutar de maior praticidade no uso do transporte público.

Uso da mídia física:
O cartão funciona normalmente para viagens gratuitas até o limite mensal estabelecido.
Após o uso integral da gratuidade, ao apresentar o cartão no validador, a passagem será debitada automaticamente do saldo disponível na conta de transporte Visa.

Uso pelo aplicativo:
O beneficiário pode escolher de qual conta deseja gerar o QR Codepara pagamento da passagem:
Conta de gratuidade:desconto no limite mensal de viagens gratuitas.
Conta de transporte:desconto do saldo de viagens pagas (R$).
O saldo e o extrato de ambas as contas são exibidos separadamente para melhor controle.
Recarga da conta transporte: Atualmente, a conta Visa está habilitada exclusivamente para uso no transporte público. As recargas podem ser feitas diretamente no aplicativo Jaé, em máquinas de autoatendimento ou nos pontos de recarga autorizados.

Em breve, serão disponibilizadas novas funcionalidades para ampliar as opções de uso do cartão Visa.

O Jaé Gratuidade vai funcionar no Metrô e no trem?

As operadoras de metrô e trem possuem o seu próprio sistema de bilhetagem, por isso o Jaé Gratuidade não é aceito nesses modais. Consulte o site de cada uma para saber mais. Metrô Rio Supervia

Recebendo o Jaé Gratuidade, devo descartar meu cartão de gratuidade atual?

Quando começar a utilizar o Jaé Gratuidade não use mais o cartão atual, podendo descartá-lo.

Posso fazer o Jaé Gratuidade e não pedir o cartão da outra operadora?

Atualmente somente a Jaé está emitindo a 1ª via de cartão de gratuidade da pessoa com deficiência e doente crônico.

Como o beneficiário doente crônico poderá consultar o saldo de viagens disponíveis no mês?

A informação fica disponível no aplicativo, na área logada.

Principais tópicos GRATUIDADE – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DOENTES CRÔNICOS EM TRATAMENTO

Quando as pessoas com deficiência e doentes crônicos poderão solicitar o Jaé Gratuidade?

O que fazer se recebeu a informação que o seu cartão Jaé Gratuidade estava na Clínica da Família?

Não localizei meu cadastro no aplicativo. O que devo fazer?

Só o beneficiário que mora no Rio de Janeiro pode se cadastrar para o Jaé Gratuidade?

O Jaé Gratuidade permite acompanhante?

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