
GRATUIDADE – UNIVERSITÁRIOS (BOLSISTA PROUNI, COTISTA E HIPOSSUFICIENTE)
De acordo com a Lei Municipal Rio nº 6833, de 16 de dezembro de 2020, o Passe Livre Universitário beneficia estudantes universitários que participam dos programas de cotas do Governo Federal ou do Programa Universidade para Todos, além de alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo.
Se você se enquadra em uma dessas categorias, veja abaixo como se cadastrar para o Jaé Gratuidade.
BOLSISTA PROUNI E COTISTA
A emissão do Jaé Gratuidade é possível para os universitários cujo cadastro tenha sido enviado pela instituição de ensino superior e recebido com sucesso pela Jaé.
Quando os universitários poderão solicitar o Jaé Gratuidade?
O aluno já pode baixar nosso APP na Google Play ou App Store e seguir esse passo a passo:
Clicar em “Primeiro acesso”
Informar seu CPF
Neste momento é exibida uma mensagem informando que os seus dados já foram enviados para a Jaé.
Confirmar os dados de cadastro (telefone e/ou e-mail)
Caso haja erros, vá até sua instituição e solicite que enviem a atualização para a Jaé, para poder receber a senha provisória. Neste caso aguarde 10 dias e acesse novamente o aplicativo.
Digitar a senha provisória enviada por SMS e e-mail (se possuir).
Escolher a nova senha
Capturar a foto do aluno
Ao final é exibida a opção de solicitar cartão e escolher entre a retirada gratuita em uma das lojas Jaé ou a entrega domiciliar, com o pagamento da taxa de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Se os dados cadastrais não estiverem com a Jaé:
Após informar o CPF não é exibida a mensagem que os dados já foram enviados para a Jaé.
Não prosseguir com o cadastro pelo aplicativo.
Solicitar que a instituição envie seus dados para a Jaé. Após a informação de que o envio foi feito, aguarde 10 dias e acesse novamente o aplicativo.
O Jaé Gratuidade estará pronto para uso logo após o cadastro no aplicativo ou recebimento do cartão?
Após o aluno cadastrar sua foto, ele pode utilizar o aplicativo para gerar o QR Code e apresentá-lo no validador para o transporte. O aluno que desejar pode solicitar o cartão e ele será entregue pronto para uso.
Eu não resido no município do Rio de Janeiro. Tenho direito ao benefício?
Os estudantes de ensino superior fazem jus ao benefício se frequentarem aulas em unidades de ensino localizadas no Município, independentemente de seu município de residência.
HIPOSSUFICIENTE
Quando os universitários hipossuficientes poderão solicitar a emissão do Jaé Gratuidade?
O aluno já pode baixar nosso APP Jaé na Google Play ou App Store para se cadastrar e criar sua conta no Jaé. Até este momento será uma conta valorada, sem nenhum dado de gratuidade. Depois deve acessar a plataforma web para fazer o upload dos documentos necessários para concessão do benefício, conforme previsto na legislação vigente. Assim não será necessário o deslocamento para um ponto de atendimento presencial. Clique aqui
Qual documento deve ser providenciado pelo universitário hipossuficiente para solicitar o Jaé Gratuidade?
1) Documento de identificação oficial com foto do aluno e dos componentes da unidade familiar
2) Comprovante de Renda do aluno e dos componentes da unidade familiar
Verifique os tipos de comprovante no site disponibilizado para upload dos documentos.
3) Declaração por escrito da respectiva instituição de ensino, expedida com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações:
Identificação do aluno;
Declaração de que está cursando o semestre letivo atual e a modalidade de ensino;
Informação da data fim do curso
4)Autodeclaração com assinatura de termo específico, emitida em até 30 dias, preenchida com a relação dos componentes da unidade familiar, assumindo a responsabilidade pela veracidade das informações e assumindo o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.
O modelo da autodeclaração pode ser baixado no site disponibilizado para upload dos documentos. Clique aqui para baixar o modelo da autodeclaração.
Se na análise for identificado que falta algum documento, ou está fora do prazo de emissão, ou que o aluno não se enquadra nas regras de concessão, a solicitação será indeferida e a informação será enviada por e-mail. Se for o caso, o universitário poderá fazer uma nova solicitação posteriormente, preenchendo o formulário e enviando todos os documentos requeridos, iniciando um novo processo de análise.
A validação da documentação por esta interface será online?
Não. O pedido será analisado e o retorno será encaminhado para o e-mail informado na solicitação em até 15 dias.
Se na análise for identificado que falta algum documento, ou está fora do prazo de emissão, a solicitação será indeferida e a informação será enviada por e-mail. Nesse caso, o universitário poderá fazer uma nova solicitação posteriormente, preenchendo o formulário e enviando todos os documentos requeridos, iniciando um novo processo de análise e iniciando uma nova contagem de prazo.
Estando a documentação aprovada, como o universitário obterá o Jaé Gratuidade?
Sendo aprovada a concessão do benefício, a etapa final será a verificação do cadastro que o universitário possui no aplicativo Jaé, para validação da foto cadastrada com o documento de identidade encaminhado via upload.
Após essa validação, ao acessar o aplicativo o universitário já visualizará sua conta de gratuidade e, se desejar, poderá solicitar o seu cartão para retirada em uma das lojas Jaé ou optar pela entrega domiciliar, mediante o pagamento da taxa de entrega de R$ 7,95 (sete reais e noventa e cinco centavos).
Que documento precisa ser apresentado para retirada no cartão no ponto de atendimento Jaé?
O aluno deve levar seu documento de identidade original e o CPF.
O Jaé Gratuidade estará pronto para uso logo após o cadastro no aplicativo ou recebimento do cartão?
Sim, em seguida o aluno poderá utilizar o aplicativo para gerar o QR Code e apresentá-lo no validador para o transporte. O aluno, se desejar, poderá solicitar o cartão e ele será entregue pronto para uso.
Eu não resido no município do Rio de Janeiro. Tenho direito ao benefício?
Os estudantes de ensino superior fazem jus ao benefício se frequentarem aulas em unidades de ensino localizadas no Município, independentemente de seu município de residência.