Slide Espaço exclusivo para universitários com renda familiar per capita de até um salário mínimo Iniciar Solicitação do Jaé Gratuidade

Para efetuar a solicitação do benefício preencha todos os dados obrigatórios e aguarde a análise da documentação. O retorno será encaminhado para o e-mail informado.

Antes de enviar leia atentamente a FAQ para verificar se possui todos os documentos necessários. Se na análise for identificado que falta algum documento, ou está fora do prazo de emissão, a solicitação será indeferida e a informação será enviada por e-mail. Nesse caso, o universitário poderá fazer uma nova solicitação posteriormente,  preenchendo o formulário e enviando todos os documentos requeridos, iniciando um novo processo de análise.

Enquanto aguarda, recomendamos que já efetue seu cadastro no aplicativo Jaé. Se a solicitação for deferida, será encaminhado um e-mail de notificação e o Jaé Gratuidade ficará disponível no aplicativo, por onde poderá ser solicitado o cartão, se desejar.

O uso do Jaé Gratuidade estará liberado a partir de 1º de fevereiro de 2025.

    Cédula de identidade (RG);
    Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    Passaporte;
    Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    Certidão de Nascimento (se universitário ou componente da unidade familiar menor de idade ou para o universitário comprovar o vínculo familiar, devendo também apresentar seu documento oficial, se for maior de idade).

    Os componentes da unidade familiar estão restritos a parentes biológicos (pai; mãe; filho; avô; avó) e cônjuges que vivem sob o mesmo teto.
    Pode ser enviado qualquer um desses documentos, para cada pessoa informada na autodeclaração (universitário e componente da unidade familiar, se houver), de acordo com a sua situação ocupacional:

    Situação ocupacional

    1 – Trabalhador assalariado

    Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada ou contracheque do último mês ou Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil

    2 – Aposentado ou pensionista

    Extrato do pagamento de benefício de aposentado ou pensionista do último mês ou extrato bancário do último mês, com a informação do depósito do pagamento ou ou Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil

    3- Pessoa que recebe rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens móveis e imóveis

    Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado do comprovante de recebimento do último mês ou Extrato bancário do último mês, com a informação do depósito do pagamento ou Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil

    4- Profissionais autônomos ou informais e profissionais liberais

    Declaração de trabalho autônomo / profissional liberal ou trabalho informal, preenchida de próprio punho, emitida em até 30 dias e com reconhecimento de firma ou Guia de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatível com a renda declarada ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) do último mês ou Extrato bancário do último mês, com a informação do depósito do pagamento ou Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil ou DASN-SIMEI, que é a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (2024) ou RPA, Recibo de Pagamento Autônomo do último mês.

    Para baixar o modelo de Declaração de trabalho autônomo / profissional libera, clique aqui

    5 - Pensão Alimentícia

    Extrato bancário do último mês que comprove o depósito do valor recebido pela pensão.

    6 - Sem renda a declarar (apenas maiores de idade - a partir de 18 anos)

    Declaração de ausência de renda, preenchida de próprio punho, emitida em até 30 dias e com reconhecimento de firma.

    Para baixar o modelo Declaração de ausência de renda, clique aqui

    Declaração emitida pela instituição de ensino de que está cursando o semestre letivo atual, emitida em até 60 dias, com a informação da data fim de curso.

    Autodeclaração preenchida de próprio punho, emitida em até 30 dias, utilizando esse modelo aqui