GRATUIDADE – IDOSOS
Como é feito o cadastro de idosos para o Jaé Gratuidade?
O cadastro do idoso de 65 anos ou mais pode ser realizado pelo próprio beneficiário, que deve baixar o aplicativo Jaé no celular e seguir todas as instruções em tela para criar a sua conta.
Veja o passo a passo:
- 1) Clique em “Abra sua conta”;
- 2) Informe os dados pessoais;
- 3) Selecione as imagens que contém a figura indicada (recaptcha);
- 4) Digite o SMS de confirmação enviado para o celular;
- 5) Crie a senha de acesso à conta;
- 6) Capture a foto;
- 7) Acesse novamente o APP;
- 8) Solicite a gratuidade.
Pronto! Os dados são enviados automaticamente para validação. Com tudo ok é só usar o Jaé Gratuidade através do QR Code gerado no APP. E, se quiser, solicitar o cartão físico também pelo aplicativo.
Se você não conseguiu se cadastrar pelo aplicativo, clique aqui para agendar seu cadastro em uma de nossas lojas.
Que informações serão necessárias para o cadastro do idoso?
- CPF;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nº do celular;
- E-mail (se possuir).
Obs.: Pessoas transgênero que utilizam um nome de identificação diferente da sua identidade civil devem preencher o campo Nome Social, para que o cartão seja impresso com esse nome.
Há algum documento específico que os idosos precisam apresentar para comprovar a idade, já que o cadastro é pelo aplicativo?
No processo de cadastro pelo aplicativo Jaé, os dados informados e a foto capturada são encaminhados automaticamente para validação.
Se a validação digital não for possível, no aplicativo será apresentada uma mensagem orientando sobre o agendamento de atendimento presencial, a fim de validar o cadastro biométrico em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.
O agendamento poderá ser realizado através da Central de Atendimento Jaé.
Qual documento deve ser apresentado no Posto de Atendimento Jaé?
Se for necessário o atendimento presencial deve ser apresentado o documento de identificação oficial com foto, além do CPF.
Se o idoso transgênero desejar a impressão do cartão com o nome social, deverá apresentar a documentação necessária.
Como os idosos sem acesso à Internet podem solicitar o benefício?
Eles devem aguardar a divulgação do calendário que informará o período aberto para agendar a data e horário, de melhor conveniência, para realizar o cadastro biométrico de forma presencial em um dos Postos de Atendimento Jaé de sua preferência.
Qual é o meio de entrega do cartão?
O idoso pode usufruir do Jaé Gratuidade logo após a validação do seu cadastro biométrico, através da geração do QR Code pelo aplicativo. Mas, se desejar solicitar o cartão físico, há duas opções:
- Retirada: Basta escolher o posto de Atendimento Jaé de sua preferência para retirar o cartão em 10 (dez) dias úteis;
- Entrega: Para quem deseja receber o cartão no endereço desejado (dentro da cidade do Rio de Janeiro) mediante o pagamento da taxa de entrega no valor de R$ 20,49.
Quais as formas de pagamento disponíveis para pagamento da taxa de entrega no aplicativo?
- Pix
- Boleto
Em quanto tempo o envio é realizado, após o pagamento da taxa de entrega ser confirmado?
O prazo é de 10 dias úteis, a contar da confirmação de pagamento. A identificação do pagamento feito via PIX é imediata. No pagamento do boleto é necessário aguardar o período de compensação do banco, que pode levar até 2 (dois) dias úteis.
Só o idoso que mora no Rio de Janeiro pode se cadastrar?
O cadastro pode ser feito pelo idoso que reside em qualquer cidade, sem restrição. Mas como a bilhetagem é da cidade do Rio de Janeiro, os postos de cadastramento estão restritos a este município.
O Jaé Gratuidade do idoso pode ser usado em qualquer cidade?
Não. Por enquanto ele funcionará exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro. Se o idoso precisar da gratuidade no transporte em outras cidades, deve utilizar o cartão Passe Sênior entregue pela operadora Riocard. Ou seja, ele terá os 2 (dois) cartões, ou o cartão Passe Sênior e o Jaé Gratuidade através da geração do QR Code pelo aplicativo, como preferir.
O Jaé Gratuidade possui limite de uso ou validade?
Para idosos não há limite de uso, nem validade.